quarta-feira, 6 de março de 2013

Piquenique + afeto


Hoje foi dia de piquenique em Lavras Novas!

A sugestão surgiu no caminho para a Fonte de Rosa, há duas semanas, quando Pedro comentou: A gente podia fazer uma ação para conversarmos sobre tudo o que já fizemos nesses dois anos de projeto! A ideia agradou a todos, especialmente porque resolvemos fazer um piquenique junto!

Inicialmente, nosso lanche aconteceria num cantinho verde da Rua dos Cristais, mas como hoje choveu demais no distrito, resolvemos ficar no quintal da casa da Thati, a artesã que sempre nos ajuda!

Chegamos, estendemos uma lona e umas cangas no chão, servimos o lanche e, pronto!, começou a diversão! Lembramos muito de nossa festa de dois anos! Isso porque, de novo, Arthur monopolizou os potinhos com biscoitos, Gabriele entornou bebida na roupa e Augusto estourou uma garrafa de refrigerante! Esses momentos são meio caóticos, mas muito engraçados!

Nosso piquenique!
Por outro ângulo!
A comilança!
Foto muito linda feita pelo Arthur!
Depois da comilança, começamos a conversar (quase) a sério! Pedro explicou sua ideia a todos: Hoje vamos falar sobre o projeto, sobre os momentos que já vivemos até aqui e vamos aproveitar para mostrar aos alunos que estão chegando agora como tudo funciona!

Augusto foi o primeiro: Até hoje o que eu mais gostei foi da festa, por causa do lanche! Eu pedi ao Leandro pra entrar na fila para mim, só para eu ganhar mais um pedaço do bolo! Também se lembrou de nossas idas à lanchonete, sempre que fazemos uma ação em Ouro Preto! Todo mundo riu bastante dele!

Emanuele e Igor comentaram sobre nossa primeira sessão pipoca, quando assistimos ao filme “Os Goonies”! Eles comentam sobre suas cenas como se tivessem assistido ao filme ontem!

Ainda sobre filmes, outra lembrança boa pra todos é a de nossas idas ao cinema! Em 2011, assistimos ao filme “Desenrola” e, em 2012, vimos “Copa Vidigal”! A meninada fez até amizade, via Facebook, com o Paulo Cypa e o Luciano Vidigal, do último filme!

Mostrando pra meninada alguns dados sobre o projeto!
Leandro e a meninada!
Igor fazendo graça!
Em seguida, Arthur comentou que a ação que mais gostou foi a nossa participação na 3ª Mostra de Preservação e Educação Patrimonial do Trem da Vale. Gostei de termos ido apresentar nosso projeto para as pessoas, disse ele.

Ricardinho também fez um comentário engraçado: Gostei da ação na Casa do Professor, quando fizemos a oficina sobre filmagem, porque, nesse dia, não fomos à aula!

Nossa ação com a Cesta Básica de Livros foi lembrada pela Gabriele. Já a Tamiris comentou que, até hoje, sua ação favorita continua sendo a das relíquias, quando todos levamos objetos que eram importantes pra gente e apresentamos ao grupo. Cuidamos bem daquilo que gostamos, lembrei a eles.

Perguntei, então, à meninada: Em qual ação vocês se sentiram mais importantes? A maioria se lembrou de nossa ida à Mariana, quando participamos do I Encontro Letramento(s) dentro e fora da escola. Eu gostei porque éramos os únicos alunos ali!, comentou Emanuele. E Pedro emendou: Gostei da hora em que falei e, outro dia, eu encontrei a Elke [uma das organizadoras do encontro] na rua e fiquei muito feliz porque ela me cumprimentou! Ela se lembrou de mim!

Pretinha deitada confortavelmente durante o piquenique!
Gabriele e Pedro!
Nosso piquenique!
Como em todo encontro acontecem algumas coisas engraçadas, também conversamos sobre isso! A meninada se lembrou de um episódio hilário, que aconteceu quando voltamos de Mariana, no ano passado! Chamamos a história de “A piada da galinha”, mas nos perdoem, não podemos contar aqui! Também rimos ao lembrar da Gabriele que, abrindo a torneira lá na Fonte de Rosa, respingou água em todo mundo! O que seria de nós sem uma ponta de loucura?, perguntou, rindo, o Pedro!

Arthur falou de um momento “solene” do projeto: quando fomos fotografados pelo Walter Firmo! Quando expliquei à meninada que ele era um fotógrafo importante, todos ficaram muito empolgados! Infelizmente, não tivemos acesso às fotos, mas, mesmo assim, foi muito bom conhecê-lo!

A tarde foi chegando ao final, comemos mais um pouquinho e, de repente, uma música nos fez lembrar da outra sessão pipoca que fizemos em 2012: Stand by me (título original do filme “Conta comigo”, que exibi pra meninada em minha despedida como professora). Acho que foi o único momento da tarde em que ficamos quietos, ouvindo...

Stand by me | Playing for change | Song around the world


Encontros com a meninada sempre são intensos: falazada, muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo, eu pedindo pra eles ficarem um pouco quietos, menino aprontando algo engraçado, algum silêncio, olhares ternos, carinho por todo lado! Muito bom...

Nosso piquenique!


Nenhum comentário:

Postar um comentário