quarta-feira, 27 de março de 2013

As bandas de lá, de cá e a gente!


Em 2012 pesquisamos a musicalidade de Lavras Novas a partir do subprojeto Registrando nosso patrimônio e concluímos o trabalho realizando um vídeo sobre as músicas religiosas e as tradicionais, como aquelas cantadas pelas lenheiras e pela Folia de Reis!

Para complementar o conhecimento da meninada sobre o assunto, aceitamos o convite da turma do 7º período do curso de Graduação em Museologia para visitar a exposição “Das bandas de lá às bandas de cá: sociedades musicais”, que está sendo realizada na Sala de Exposições do Departamento de Museologia da Universidade Federal de Ouro Preto!

Lá, a meninada aprendeu um pouco mais sobre bandas de música e o importante papel que desempenham nas comunidades onde estão inseridas. Observaram instrumentos musicais, uniformes, troféus, bandeiras e fotografias e também ouviram música e assistiram a um vídeo sobre o tema! Gostaram demais da visita!

Ana Paula e Mariella recebendo a meninada!
Nosso grupo com Janaína, Gardênia e Mariella!
Achamos uma foto de Lavras Novas na exposição!
Ricardinho ouvindo música!
Gabriele ouvindo música! 
Manu fazendo a foto da foto!
Nosso grupo!
Luiza, Manu, Ricardinho e os monóculos!
Também é importante agradecer e elogiar!

A seguir, alguns relatos da meninada sobre a visita!


Impressões da Ariane

Eu gostei da visita porque eu pude aprender um pouco mais sobre a música e pude também perceber o quanto a música é importante. O que eu mais gostei foi a parte em que escutamos música e andamos de elevador! E eu também não conhecia a UFOP e agora já conheço um pouco mais!

Impressões da Luiza

Eu gostei da exposição porque eu nunca tinha visto alguns instrumentos de perto! E gostei de ter escutado sobre a evolução dos instrumentos, de ter olhado as fotos, de escrever a cartinha e de andar de elevador!...

Impressões do Pedro



Fiquei muito feliz em ter feito essa visita, porque pude aprender muitas coisas sobre um assunto que gosto muito que é a música (sociedades musicais) e, com essa visita, também me diverti muito. Também pude aprender que a união pode realizar coisas belíssimas porque um grupo de alunos dedicados conseguiu montar uma exposição bem organizada e com informações bem legais. Enfim, queria agradecer à Elô por nos dar a oportunidade e às meninas (alunas de Museologia) por terem nos tratado tão bem. MUITO OBRIGADO!

Impressões da Tamiris

Hoje foi muito legal, pois aprendemos um pouco sobre as bandas, assunto que ainda não conhecíamos formalmente, só por base mesmo – temos contato com elas somente em festividades como na Festa da Padroeira, já que aqui em Lavras Novas não tem banda... Gostei muito!! Essa exposição me deixou com gosto de ter uma banda formada pelos moradores daqui do distrito...


----- 

Outras histórias sobre o dia de hoje!

Durante nossa visita, uma equipe da TV Inconfidentes chegou à exposição e acabou nos acompanhando! Fizeram uma matéria com a gente que logo irá ao ar e também estará disponível no YouTube!


Reinaldo Pereira e Fádia Calandrini, da TV Inconfidentes, me entrevistando!
Luiza sendo entrevistada!

Essa foi a primeira vez que a meninada entrou em um dos prédios da UFOP! Foi bonitinho perceber como observavam os outros estudantes e toda a estrutura! Pedro até brincou: Estou gostando daqui, pois estou bancando o adulto! Na saída, seu comentário foi outro: Quem sabe, da próxima vez que viermos aqui, voltamos como estudantes da Universidade?


Pausa para o lanche!!


Pra terminar, tenho outra história bonitinha pra contar! Fui mostrar uma sala do 2º andar (onde trabalho como tutora do CEAD) para alguns alunos e um deles perguntou: Vamos de elevador? Eu disse que não precisava, afinal subiríamos apenas um lance de escadas! Foi então que resolvi perguntar: Vocês já entraram em um elevador antes? As carinhas risonhas logo indicaram que não! Pronto, mais uma experiência nova! Lá se foi a meninada, elevador adentro, subir e descer pelo prédio! Ficaram tão felizes e empolgados...

Nosso grupo e as meninas da Museologia!
Nossos agradecimentos especiais à Gardênia Leão, pelo convite e pelo empenho em garantir nossa ida! Às outras meninas da Museologia (Ana Paula, Mariana, Janaína, Jurema, Mariella e Rebeca), que nos receberam com tanto cuidado! À UFOP, pelo transporte!

2 comentários:

  1. Nossa pessoal, que bacana!!!Estou muito feliz!!!Muito obrigada pela visita e carinho de todos,vocês são nota 1000!!!Êlo, um beijo pra você e toda a meninada,tudo de bom pra todos! :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor! Que bom que você também está feliz!
      Nós gostamos demais de conhecer a exposição e te passar um tempo com você e as "meninas da Museologia" - o termo é do Pedro!
      Beijos nossos!

      Excluir