segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Relíquias



Na tarde de 3 de dezembro, fizemos nossas últimas ações patrimoniais do ano. Inspirada por uma atividade que elaborei para o curso que motivou a criação desse blog, pedi aos meus alunos que levassem um objeto que fosse considerado importante para eles. Nos sentamos embaixo de uma árvore, no meio do distrito, e apresentamos nossas relíquias ao grupo!

Comecei mostrando um anel prateado, presente de anos atrás, de minha mãe. Expliquei a eles que, olhando para ele, me lembro automaticamente dela e isso me faz bem... O anel passou cuidadosamente de mão em mão, até chegar ao meu dedo novamente!

Daí foi a vez dos meus jovens amigos!

Gabriel e Augusto mostraram, meio tímidos, seus celulares! Cada um explicou em quais circunstâncias foram presenteados com eles e porque foram as relíquias eleitas no momento!

Tamiris levou uma agenda que ganhou da Verinha, a professora de História oficial da escola! Na agenda existem lembranças de amigos e de momentos importantes para ela... Também levou uma foto da Larissa, sua melhor amiga!

Depois foi a vez da Vitória, que tinha acabado de ganhar um cordão lindo da irmã! O cordão, prova de afeto e amor, virou relíquia automaticamente!

Amélia levou um álbum de fotografias que fez grande sucesso! Além de fotos dela, tem fotos da meninada toda! (Para mim, foi especialmente bom ver fotos dos meus alunos mais novinhos ainda! Tão bonitinhas as meninas na coroação!!!)

Para terminar, Mariane mostrou as duas fotos que elegeu como  suas relíquias! Fotos dela menininha! Perguntei o motivo de ter escolhido, entre tantas, aquelas duas e ela respondeu: “Ah! Porque eu estava bonita nessas fotos!” Mariane, vale lembrar que você está bonita sempre!

Concluímos falando sobre a importância de cuidar de objetos nossos, que importam ainda que só para a gente...

Nessa tarde de sol forte, haviam mais alunos por perto, mas que não quiseram trazer suas relíquias, seus objetos de afeto. Participaram, porém, com sua presença tão boa, relíquias minhas. E de Lavras Novas...

Amélia, Mariane e Tamiris com suas relíquias

Nenhum comentário:

Postar um comentário