domingo, 6 de novembro de 2011

Vencemos!...



Não, não ganhamos o prêmio de R$ 4.000,00, mas, sem dúvida, participar desta Mostra de Preservação Patrimonial foi uma vitória para nosso projeto!...

Em menos de duas semanas, meus alunos e eu demos conta de definir e organizar cada detalhe de nossa apresentação! Tudo saiu conforme planejamos e cada membro da “comissão” fez direitinho a sua parte – lindo de ver! Além do mais, esses dias foram tão bons, dias de sonhar junto, de compartilhar sorrisos e esperanças...

Nosso cantinho lá na Tenda Cultural recebeu muitas visitas durante todo o dia! Meus alunos se encarregaram de explicar como funciona o projeto “Lavras Novas: nosso patrimônio” e, em pouco tempo, já estavam bem à vontade com o espaço e animados com cada novo visitante!

Nosso grupo na Tenda Cultural do Trem da Vale!

Nosso canto - lindo!!!

Passamos o sábado inteiro juntos, numa energia muito boa, felizes da vida! Ganhamos 10 novos seguidores e garantimos que nosso projeto fosse divulgado de uma forma bacana, por meninos e meninas tão dedicados!

Parte do grupo, meio cansadinhos, assistindo às apresentações
E foi especialmente importante perceber a reação de cada visitante! Todos se contagiaram com nossa ação, com a nossa alegria de estar juntos! Recebemos abraços, elogios, votos de sucesso!

Também garantimos novos parceiros!!! Vamos agendar uma visita para conhecer o Museu das Reduções, em Amarantina, e participar de seu Projeto de Educação Patrimonial e Inclusão Digital! E fomos convidados pela Gabriela Rangel, diretora da Escola de Artes Rodrigo Melo Franco de Andrade / Fundação de Arte de Ouro Preto, a conhecer seus três núcleos: Núcleo de Ofícios, Núcleo de Artes e Núcleo de Conservação e Restauro! Adoramos!!!

Ao final do dia, lá pelas 18 horas, estávamos todos pra lá de cansados... Mas, com o stand ainda montado e de mãos dadas, esperamos o resultado como se tivéssemos acabado de chegar à Tenda: dispostos, animados, felizes... Chega o grande momento, a hora de divulgar os vencedores, mãozinhas apertando as minhas e... Ah, não fomos os vencedores do prêmio... Que pena... Confesso que o pior, para mim, foi perceber os olhares tristes e lacrimejantes de alguns alunos... Nos abraçamos e, antes que eu pudesse ter a oportunidade de consolá-los, Ricardo se antecipou: “Não ganhamos, mas pelo menos tivemos a oportunidade de mostrar o projeto pra um montão de pessoas que, com certeza, nos adoraram!”

Com certeza, Ricardo... Com certeza!

Ao final, ainda deu tempo pra fazer pose!
 ------

Nosso grupo deseja parabenizar a cada escola participante da Mostra! Assim como nós, todos são vencedores! Sonhos, ideais, desejos de um mundo melhor – tudo isso estava exposto ali, em cada stand!...

------

Também aproveitamos para agradecer a uma porção de pessoas que nos ajudaram nos preparativos para a Mostra! Resolvemos presentear os visitantes com um imã de geladeira com o endereço do blog e fomos “patrocinados” pelo Amaral, morador de Lavras Novas; por um montão de turistas; pelas pousadas Biz & Biu, Vila do Campo e Vila Verde; pelos restaurantes La Cuccinella e Uialá; pelo Bar Aconchego Maia; pela loja de artesanato Mirna Gerais; pela Daniela Silva, Maristela Mapa e Dilvan Mol, da equipe escolar e pelas restauradoras Flávia Dias e Lúcia Fazzanaro Passarini. E também mandamos um beijo muito especial às artesãs Thati e Lívia, da loja Harmonia, que fizeram um imã mais lindo que o outro! Obrigada!!!





------

Terminando, é preciso agradecer à “comissão”, por toda dedicação e por terem topado sonhar junto comigo esse sonho tão bom que é o nosso projeto! Um beijo meu pros meninos e meninas: Amélia, Arthur C., Bruna, Cecília, Daniela, Juliana, Larissa, Mariane, Pedro, Ricardo, Tacyane e Tamiris!

13 comentários:

  1. Nossa! Fiquei emocionada com essa postagem! E quem disse que não ganhar o primeiro premio não é vencer? Voces venceram sim! Mesmo de longe, fiquei aqui na torcida e fico muito feliz em saber que deu tudo certo, que foi um dia produtivo e renderá muitos e bons frutos! Parabéns Elodia! Parabéns aos alunos! Parabéns ao Projeto! Ah, e de nada pela ajuda... Pode contar sempre! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Vocês foram vencedores e o patrimônio cultural de Lavras Novas. Desejo que continuem atuantes na defesa do patrimônio cultural e postando esse material tão interessante. Agora sou um seguidor de vocês... Procurem meu blog: http://proteuseducacaopatrimonial.blogspot.com/

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Oi Flávia, demorei muito pra escrever esse post justamente por isso: também me emocionei a cada linha, a cada lembrança... Essa escrita foi um exercício de rememorar cada acontecimento de ontem com um carinho grande, grande... Por isso, teve que ser tão cuidadosa! Tenho a impressão de que a Mostra ainda vai durar tempo muito dentro de mim e dos meus alunos!

    ResponderExcluir
  4. Olá Carlos Henrique,
    já encontramos seu blog e ele até já está sendo divulgado aqui no nosso espaço virtual! Quando possível, vá a Lavras Novas nos visitar!
    55 abraços!

    ResponderExcluir
  5. Certeza que muitos desses alunos seguirão seus passos... Muito bom para nós, professores, ver nossas sementes plantadas, germinando, crescendo...!

    ResponderExcluir
  6. mas que ótimo! Não ganhar prêmio é uma coisa boba, não precisam ficar preocupados. O prêmio tem seus benefícios, mas só de terem preparado tudo, organizado todo material, apresentado o trabalho na frente de muitas outras escolas, isso sim é um grande prêmio! Essa experiência que a professora Elodia tem proporcionado para os alunos da EM Lavras Novas é fenomenal! Ainda mais disponibilizar isso na internet! Nós que moramos muito longe daí e que somos tão diferentes de vocês temos chance de conhecer um pouco do que acontece nesta escola-exemplo!
    Diferente de outras, a escola de vocês mostra o grande trabalho que todos alunos fazem para reconhecer, valorizar e apresentar o grande patrimônio de Lavras Novas!
    Na verdade, a cada dia que passa o patrimônio da cidade está crescendo com os alunos que participam cada vez com mais ânimo e intensidade desta história.

    ResponderExcluir
  7. Coisa mais intensa isso de ser professor, né, Nando?! Quanta responsabilidade!...

    ResponderExcluir
  8. Olá Douglas, sabemos que somos vitoriosos por nossa participação na Mostra! E hoje já tem nova ação acontecendo em Lavras Novas: está vindo de BH uma das profissionais que trabalhou na restauração do retábulo da igreja do distrito! Ela vai contar pra gente como foi esse processo! Bacana, né?! E outra: nesta semana completamos 1 ano de projeto! Muita coisa boa acontecendo!
    Beijos nossos!!

    ResponderExcluir
  9. Que orgulho da minha amiga, quero ser igual a vc quando crescer!!!!!
    Daqui a pouco eu estou entrando nesta vida de educador, e tenha certeza seguirei bastante dos seus passos!!!
    Beijos!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi ZK, tenho orgulho de ser professora, especialmente de alunos como os meus! E tenho certeza de que você também será uma ótima profissional, cheia de inspiração, sonhos e ideais!... Conte comigo! Beijos nossos!

    ResponderExcluir
  11. COMENTÁRIO DO GIRLEY, DIRETOR DA NOSSA ESCOLA:

    Elô,

    parabéns a você e aos alunos da nossa querida escola. O mais importante foi a participação de vocês e a importância que este trabalho tem para você,nossos alunos e a comunidade de Lavras Novas. Foi um sucesso,se Deus quiser vamos abrir mais caminhoscom esta Mostra e ainda há de vir muitos resultados que nos encherão de orgulho. Bjs

    ResponderExcluir
  12. Elô querida, parabéns! Que linda e emocionate postagem! Me emocionei e fiquei super feliz com as palavras do Ricardo! Parabéns a você pela liderança que motiva e entusiasma! Parabéns aos alunos por se permitirem algo novo. Um beijo muito grande para você! Fique em paz e até sempre!

    ResponderExcluir
  13. Olá Josaine,
    especialmente bom ter você por perto nesse momento tão legal de nosso projeto! Adivinha o que acontece amanhã?! É nosso aniversário!...
    Beijos nossos!

    ResponderExcluir