quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Aprendendo sobre filmagem!


Como vamos gravar um vídeo sobre os cantos de Lavras Novas, foi necessário aprender mais sobre o assunto e, na tarde de ontem, dia 5 de dezembro, participamos de uma oficina sobre filmagem oferecida pela Casa do Professor!

De início, fomos recebidos pela diretora da Casa do Professor, Solange Palazzi, e assistimos ao vídeo “Nosso Canto”, produzido pela equipe da Casa do Professor com a ajuda da meninada de Santo Antônio do Salto.

Assistindo ao vídeo "Nosso Canto"!

Depois, a educomunicadora Mônica Nepomuceno nos deu algumas dicas bacanas para fazermos nossa filmagem! Confiram algumas delas:

- Como filmagens com celular são limitadas, deve-se aproximar bem o aparelho para capturar as imagens e o som.
- Evitem filmar contra o sol a não ser que se queira fazer uma imagem mais artística, já que o sol ao fundo deixa a imagem escura.
- Tentem não filmar com o celular na vertical. Em fotos, funciona, mas não no vídeo!
- Conheçam seus aparelhos celulares! Após o registro das imagens, passem o arquivo para o computador!

Ela também nos explicou sobre as etapas da realização de vídeos:

1) Definição de projeto = escolha do tema e de como ele será abordado no vídeo, sempre pensando nos aspectos de construção do conhecimento que se deseja atingir.
2) Roteiro = elaboração de um documento contendo a ideia principal, a estrutura e a ordem do que será filmado.
3) Seleção de recursos = definição dos equipamentos a serem utilizados e planejamento dos locais de filmagem, cenários, objetos, figurinos, etc.
4) Filmagem: realização da gravação do vídeo, seguindo o que foi definido nas etapas anteriores e prestando atenção a elementos como enquadramento, foco, iluminação, som etc.
5) Edição de áudio e vídeo: seleção e montagem das cenas, inserção de trilha sonora, dublagem e locução, além de títulos e créditos.
6) Compartilhamento: publicação do vídeo em website, blogs ou redes sociais, divulgação do link, realização de sessões de cinema.

A educomunicadora Mônica Nepomuceno dando dicas de filmagens à meninada!

Depois disso, um desafio prático: fazer um pequeno vídeo! Para isso, a meninada se dividiu em grupos, escreveu suas ideias, recebeu aparelhos celulares e foi para a Rua São José, no centro da cidade, fazer as filmagens! Os assuntos abordados pelos grupos foram: moda, política e Ouro Preto.

Letícia, Luiza e Ariane conferindo o celular!
Vinícios, Ricardo e Caio me fotografando!
Já na rua, Gabriele, Dalvan e Tamiris entrevistam Rodrigo, dono da Mundial Confecções!

Vinícios, Ricardo e Caio entrevistam uma Jordânia, moradora de Lavras Novas!


Ricardinho, Giovana e Pedro entrevistam o Sr. Tião do Doce!

Na volta, assistimos às gravações e destacamos os pontos positivos e negativos de cada vídeo! Além de aprendermos ainda mais, esse foi um momento muito divertido!


Assistindo aos vídeos!

Depois do lanche, voltamos à sala de oficina para discutir sobre a filmagem que realizaremos em Lavras Novas ainda nesta semana! Com a proposta de roteiro de gravação pronta, a meninada se dividiu em grupos: uns realizarão as filmagens, outros ficarão responsáveis pelo preenchimento dos termos de autorização do uso da imagem e som da voz e alguns também tirarão fotografias!

Finalizando o roteiro de filmagem com a ajuda de Solange Palazzi!

Tudo parece pronto para a nossa mais nova “aprontação”: um vídeo sobre a musicalidade de Lavras Novas! A comunidade também está bastante empolgada e envolvida! Torcemos para que dê certo!

Um comentário:

  1. Obrigada pela aula de filmagem, será muito útil!!!
    Lindo trabalho, como todos vistos até agora!!!!!

    ResponderExcluir