terça-feira, 4 de dezembro de 2012

A meninada e o hino!


Com nosso projeto temos aprendido a ouvir os mais velhos, sempre tão cheios de sabedoria! Durante nossa pesquisa sobre o Hino de Nossa Senhora dos Prazeres e a musicalidade local não foi diferente! Entrevistamos moradores do distrito cheios de histórias para contar e de ensinamentos para transmitir!

Mas e a meninada?! Eles também têm suas histórias, suas memórias, têm muito a ensinar! Por isso, propus um desafio à turma do 9º ano: além de entrevistarem a comunidade de Lavras Novas, iriam contar o que sabiam e experimentaram do Hino de Nossa Senhora dos Prazeres!


Com o projeto, a meninada aprende com os mais velhos...


Júnio, neto de dona Aparecida (entrevistada pelo grupo), contou uma história muito parecida com a da avó. Teria ouvido o hino pela primeira vez na infância, quando tinha 7 anos, e acredita que tenha sido composto pelos escravos. Ele aprendeu o hino em casa, mas, de acordo com ele, a maioria das crianças do distrito aprende a cantá-lo de forma diferente: durante o catecismo.

Jardel chamou a atenção para outro detalhe: muitas crianças costumam aprender o hino de Nossa Senhora dos Prazeres só de ouvirem os mais velhos cantarem!

Vitória se lembra exatamente da primeira vez que ouviu o hino de Nossa Senhora dos Prazeres: foi na época em que coroava, na igreja matriz! Era criança ainda!

O Gabriel ouviu o hino pela primeira vez na igreja do distrito, mas sabe que ele é cantado em outros locais, como festas e enterros. E Augusto complementa: o hino também é cantado nas procissões! Joanna, Letícia e Lissandra se lembraram de outros momentos: no final da maioria das missas e durante a festa da padroeira!

Para o Serafim, o hino foi composto por antigos moradores! A primeira vez que ele ouviu o hino foi num enterro... Ele acredita que nem toda a comunidade conhece o hino, isso porque nem ele sabe cantá-lo!

As irmãs Aline e Giovana têm uma opinião diferente: para elas, toda a comunidade sabe cantar o hino, sim! Ele é conhecido por todos!

O curioso foi observar que a maioria dos alunos ainda não sabia que o hino sofreu alterações na letra. Dos onze alunos do 9º ano, somente Augusto, Júnio e Letícia já conheciam essa história! O restante deles aprendeu sobre a correção feita por Dom Barroso ao parar e ouvir os mais velhos... Bom, muito bom!...

... mas também ensina um tanto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário