quarta-feira, 12 de junho de 2013

Registrando nosso patrimônio: capoeira

No dia 10, começamos uma nova fase do subprojeto Registrando nosso patrimônio. Dessa vez, vamos pesquisar e, em seguida, gravar um vídeo sobre o grupo de capoeira Lavras de Ouro!

Durante nossa primeira ação, contamos com a participação da professora de educação física e pesquisadora da capoeira, Laura Rocha!

Laura, a meninada e eu nos reunimos com cinco componentes do grupo local – Gilberto, Gilson, Hugo, Ramon e Thati – e passamos parte da tarde conversando sobre o assunto!

A conversa!
Os capoeiristas nos contaram que a nova fase do grupo começou em 2012, no Dia da Abolição, e quase sem querer: um grupo estava na pracinha do distrito tocando berimbau e uma roda acabou se formando! A meninada de Lavras Novas gostou da novidade e o grupo ganhou ainda mais força!

Esse grupo tem uma particularidade: eles não possuem um mestre e nem qualquer outro tipo de hierarquia! Defendem que todos são igualmente importantes e que, por isso, o respeito nas formas de tratar é constante e comum a todos, crianças, jovens e adultos.

Thati apresentando a camiseta do grupo Lavras de Ouro!
Ramon!
Tamiris e Laura!
Hoje, mais de um ano depois do ressurgimento do grupo, contam que a roda costuma estar mais vazia. A dificuldade de encontrarem um bom lugar para jogar acabou desanimando alguns componentes a seguirem em frente. No entanto, Hugo reforça: O que importa é a qualidade e não a quantidade. E Ramon conclui: Com a capoeira, nós estamos mostrando algo que é da cultura de Lavras Novas para as crianças. Assim elas vão conhecer mais da nossa história e da nossa origem.

Um dos primeiros encontros da capoeira, em 2012!
Está sem áudio, mas vale a pena assistir!
Crédito: Ramon

O grupo gostou da ideia de participar do projeto com a gente! Gilberto e Gilson já disseram que vão organizar uma bela roda de capoeira para o dia da gravação!

Ao final de nosso primeiro encontro, perto do entardecer, jogamos capoeira! Foi um momento bonito!...

A roda!
Pandeiro!
Thati e Gilson jogando capoeira!
Laura jogando com Rafael, seu filhinho!
Rafael com seu tambor querendo participar da capoeira!
Ao final de nosso primeiro encontro!

2 comentários:

  1. É isso aí moçada! Capoeira é arte total: a dança, a música, o lúdico, a performance. Se relacionar com todas as gerações brincando. Parabéns Laura, Elodia e todos capoeiristas de Lavras Novas.A ACPP (Associação Cultural Pequeno Príncipe) também promove a capoeira perto de vocês, na região do Alto Vale Piranga. Quem sabe um dia não brincamos numa roda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria ótimo, Juliana!
      Essa nova fase do Registrando nosso patrimônio promete! Quando puder, venha passar uma tarde com a gente!
      Abraços nossos!

      Excluir