segunda-feira, 24 de junho de 2013

Oh! Sim, sim, sim!

Hoje realizamos mais uma ação do Registrando nosso patrimônio: capoeira de Lavras Novas!

A ação aconteceu na biblioteca escolar Canto das Letras e contamos novamente com a participação da professora de educação física e pesquisadora de capoeira, Laura Rocha!

Na conversa inicial, Laura explicou para a meninada sobre a origem da capoeira!

Início de conversa, com Laura Rocha!
Em seguida, para conhecer mais o assunto que pesquisaremos no restante do ano, assistimos ao filme Mestre Bimba: a capoeira iluminada.

Pra quem ainda não sabe, Manuel dos Reis Machado, o Mestre Bimba (1899-1974), iluminou e revolucionou a prática da capoeira, tornando-se o seu mais conhecido e admirado nome em todo o mundo (extraído da capa do DVD).

 
Assistindo ao filme "Mestre Bimba: a capoeira iluminada"!

Após a exibição do filme, organizamos uma roda para conversar sobre capoeira e sobre o vídeo que pretendemos produzir. Combinamos de, em nosso próximo encontro, levarmos algumas questões que servirão de base para as entrevistas!

Nesta nova etapa do Registrando nosso patrimônio temos vivido uma experiência diferente! É que a moçada da capoeira tem comparecido às ações e, além de conversar sobre o assunto com a meninada, nos contam sobre suas impressões sobre o distrito, sempre tentando nos sensibilizar para uma vivência cidadã e comprometida com o nosso patrimônio!

Oh! Sim, sim, sim! Lá vamos nós por nossos caminhos bonitos!


Conversando sobre capoeira...
... sobre patrimônio e cidadania!
Eduarda, Amélia, Cecília e Octávio!
Ao final, foto com a meninada!
Ao fundo, Godelo e Octávio, da capoeira!
A foto foi tirada pelo Gilson, também da capoeira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário