sexta-feira, 19 de julho de 2013

Capoeira é bom pra vida!

Capoeira não é bom pra briga, capoeira é bom pra vida! Essa frase de Ângelo Decânio, aluno de Mestre Bimba, tem tudo a ver com nosso propósito!

Assim como fizemos em 2012, com os cantos de Lavras Novas, vamos pesquisar e, em seguida, fazer um vídeo sobre o grupo de capoeira do distrito! Nossa intenção é valorizar uma manifestação cultural que é a cara da comunidade e sensibilizar a meninada para conhecer e cuidar (ainda mais!) do que lhe pertence!

Por isso, dando continuidade às ações iniciais sobre capoeira, nessa semana assistimos ao filme Mestre Pastinha: uma vida pela capoeira. O documentário, dirigido pelo cineasta e capoeirista Antônio Carlos Muricy, conta a história do Mestre Pastinha através de suas próprias falas e desenhos e também com entrevistas de Pierre Verger, Jorge Amado, Muniz Sodré e alguns mestres de capoeira, entre outros!

Nosso grupo assistindo ao filme sobre o Mestre Pastinha!
O cabelo trançado de Ana Luisa!

Mais uma vez, estavam presentes Laura Rocha, pesquisadora do tema, e a turma da capoeira de Lavras Novas, então aproveitamos para, após o filme, conversar um pouco mais sobre o assunto, sobre preconceito e sobre a importância de aprendermos mais sobre nossa própria cultura!

Roda pra conversar!
Em breve, após as férias da meninada, o Registrando nosso patrimônio: capoeira de Lavras Novas segue com tudo! Vamos realizar uma atividade prática sobre o tema e, em seguida, iniciar as entrevistas com os membros do grupo!

Além dos filmes sobre o Mestre Bimba e o Mestre Pastinha, sugerimos que assistam também Mandinga em Manhattan, uma história da capoeira nos Estados Unidos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário