sexta-feira, 14 de junho de 2013

Fogueira para Santo Antônio

Em Lavras Novas, uma tradição se repete três vezes por ano: as fogueiras para Santo Antônio, São João e São Pedro! Trata-se de um momento importante para a comunidade, que, apesar do frio, saí às ruas, rumo às casas dos parentes e vizinhos!

Na noite de véspera do dia do santo, cada casa que possui um Antônio ou João ou um Pedro acende uma fogueira em frente à fachada, abre suas portas e oferece o alimento quentinho! É simples assim: a gente nem precisa conhecer a pessoa, basta entrar para ser recebido com um sorriso e com um copo com canjica ou caldinho!

Neste ano, na noite dos Antônios, estive em três dessas casas, onde fui recebida com muito carinho! Notei o orgulho no momento do oferecimento dos copos de canjica para mim e para os que me acompanhavam! Dona Maria (mãe de Totó), Lúcia e Tininha, cada uma à beira dos seus fogões à lenha, felizes da vida, falantes, fizeram com que me sentisse mesmo em casa...

A meninada participa de tudo, come canjica até e aproveita a ocasião para fazer barulho: o cheiro da pólvora dos estalinhos mistura-se ao das fogueiras. A noite fica meio enfumaçada, mas quem se importa?! Tudo é festa para esses meninos e meninas de Lavras Novas!


O fogão à lenha de Dona Maria. Com canjica, serpentina e gatinho! 
Menininho...
A convidativa casa da Lúcia!
Fogueira para Santo Antônio!
Fogueira em frente à uma das casinhas mais fotografadas de Lavras Novas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário