segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Nós no I Encontro: Letramento(s) dentro e fora da escola


No dia 28 de setembro, participamos do I Encontro: Letramento(s) dentro e fora da escola, promovido pelo projeto Local, Digital, Global, do IFMG-Ouro Preto!

Nosso grupo chegando no Centro de Convenções de Mariana!
Fizemos parte de um debate sobre redes sociais e suas possibilidades tentaculares na educação, mediada pelo professor Carlos D´Andréa, da Universidade Federal de Viçosa.

Estiveram conosco Lincon Zarbietti, que apresentou o Jornal Lampião (desenvolvido por alunos do curso de Comunicação do ICSA/UFOP), e o professor Fernando Ramos, que apresentou o blog que desenvolveu na Escola Municipal Sinhô Machado, de Mariana.

Durante minha fala, expliquei aos professores participantes sobre nosso projeto: como surgiu, o que temos realizado desde 2010 e, o mais importante, o que temos aprendido com ele, o quanto o “Lavras Novas: nosso patrimônio” tem nos deixado ainda mais felizes! Senti que contagiamos a plateia, percebi muitos olhares encantados e sorrisos nos rostos dos professores!

Minha apresentação!
Eu fiz a plateia rir!...
Meus alunos, então, fizeram o maior sucesso, foram o centro das atenções! Responderam a perguntas, foram vistos com admiração! Pedro foi aplaudido em sua fala – um desses momentos inesquecíveis do projeto!...

E o Pedro quase fez a plateia chorar!...
Ao final, participamos do encerramento do evento, assistindo a banda Quarto 113. Nós, claro, fizemos a maior farra!

Eu, Glória, Emanuele e Luiza no café!
Gabriele, Emanuele, Ariane, Tamiris e Luiza!
Começando a farra!
Nossa farra!
Crédito deste conjunto de fotos: Renan Marcel!
-----


Ainda hoje meus alunos seguem felizes pela ida a Mariana. Se sentiram valorizados, reconhecidos por serem autores de um trabalho tão importante! Para ir terminando, leiam seus depoimentos e vejam mais algumas fotos!

“O que mais gostei no Local, Digital, Global (congresso) foi a parte na qual Elodia estava falando sobre o blog Lavras Novas: nosso patrimônio”, comentando como acontecem as ações, e que, primeiramente, nós temos que gostar de nós mesmos e das outras pessoas que participam para, então, realizarmos as ações maravilhosas. E também gostei da parte que teve o show e o lanche – nessa hora me diverti muito!” (Daniela, 8º ano)

“Adorei a nossa ida a Mariana! O nosso projeto, como sempre, roubando a cena! Espero que seja sempre assim!” (Gabriel, 9º ano)

“Foi divertido e bem interessante!” (Giovana, 9º ano)

“Um lugar onde me senti valorizado como nunca. Nós sempre fizemos ações muito importantes para muitas pessoas e também para nós mesmos e, naquele congresso, pude ver como o nosso projeto está sendo valorizado. Também queria agradecer à equipe do projeto por ter nos dado a oportunidade de mostrar o nosso trabalho. Muito obrigado.” (Pedro, 8º ano)

“O que eu mais gostei foi de ter ido e me sentido como um ídolo! Em segundo lugar, eu gostei muito do Jornal Lampião! Foi muito legal a apresentação do jornal!” (Ricardo, 8º ano)


------

Depoimentos dos atrasadinhos!!

“Eu gostei na hora que Elô começou a dançar! Pagamos um pouco de mico, mas foi divertido!” (Ariane, 6º ano)

“Eu gostei do projeto em Mariana e também aprendi algumas coisas.” (Caio, 6º ano)

“Gostei de saber do nosso blog e ver o amor que nós temos por você, Elodia, e pelo blog.” (Emanuele, 6º ano)

“Eu gostei muito de ir porque eu descobri que é muito importante cuidar da escola e de outros lugares.” (Gabriele, 6º ano)

“O que eu mais gostei foi quando nós comemos e dançamos juntos.” (Luiza, 6º ano)

“Eu gostei muito do show e do Jornal Lampião, porque eu nunca tinha ouvido falar dele.” (Ricardo, 6º ano)

“Já sabia da importância do nosso projeto, mas, através desse encontro, pude concluir isso melhor. Foi um dia super proveitoso, onde aprendemos e nos divertimos muito!” (Tamiris, ex-aluna)

Luiza, Emanuele e Ariane!
Gabriel
Ricardo!
Gabriel e Giovana!
Gabriel e Glória!

4 comentários:

  1. Olá, pessoal,
    foi um prazer conhecer o trabalho de vocês! Sempre que possível passarei por aqui para dar uma olhada no blog. Continuem animados e ativos. Abraços, Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá prof. Carlos,
      nós é que agradecemos a acolhida! Meus meninos e meninas seguem encantados com o evento! Ficaremos muito contentes se você puder seguir nos acompanhando!
      Abraços nossos!

      Excluir
  2. Fiquei encantado.
    São projetos como esse que me dão energia para acordar todo dia bem cedo pra trabalhar e estudar.

    Basta lembrar a declaração de Pedro para ver que estamos falando de algo extraordinariamente transformador.

    Com base na questão de preservação do patrimônio, o projeto está gerando um efeito sensacional na vida de cada participante do grupo. Efeito esse que influenciará filhos e netos desses jovens. Fazendo deles melhores pessoas e cidadãos.

    Meus parabéns a todos, principalmente à Elô que é a principal culpada disso.


    Obs: Tamiris merece 98% dos créditos das fotos. Eu apenas os outros 2%. Rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renan,

      esses meninos e meninas, como você viu, são fantásticos! Têm um potencial transformador lindo de perceber!

      Hoje tivemos uma pequena gincana na escola! Ao final, passando da hora de ir embora, pedi que ficassem para ajudar a guardar umas cadeiras... Lá estavam eles! Pedro carregou duas de uma vez e ainda orientou Gean a pegar outra! Assim, eles vão transformando o mundo ao seu redor!...

      Ah, e seguem esperando uma nova oportunidade de se encontrarem com você!

      Abraços nossos!

      Excluir