quinta-feira, 28 de junho de 2012

O relato da professora!


Também quero contar as minhas impressões sobre nossa ida ao cinema!

Mais uma vez, estivemos na Cineop – 7ª Mostra de Cinema de Ouro Preto! Fiquei muito feliz por poder levar meus alunos ao cinema, especialmente porque, para muitos deles, uma oportunidade como essas é rara!

Ainda lembro quando, algumas semanas atrás, avisei que íamos ao cinema para assistir ao filme “Copa Vidigal”. Olhinhos arregalados, risos, algazarra geral em cada sala de aula! Os meninos ficaram bem agitados pelo fato do filme ser sobre futebol! Ficou até difícil dar aulas de História naquela manhã!

E sempre que vão a Ouro Preto em nossas ações do projeto, meus alunos escolhem suas melhores roupas para a ocasião! No dia da exibição não foi diferente: chegaram todos lindos ao Cine Vila Rica! Lindos e cheios de sorrisos!

Sempre que saímos de Lavras Novas, fico de olho se a meninada está se comportando direitinho, mas, dessa vez, eles me impressionaram! Durante o tempo que permanecemos no cinema, gostei de perceber a postura da meninada! Olhares atentos à tela, o mundo parou para que eles pudessem aprender com o professor Cypa!

Assim como meus alunos, também gostei muito do filme! Achei as imagens, principalmente as dos jogos de futebol, muito lindas! Adorei a trilha sonora e os depoimentos! E depois gostei ainda mais do filme lendo os relatos de meus alunos! Ao digitá-los para postar aqui no blog, revisitei cada cena, entendi ainda mais algumas outras... E, claro, aprendi mais sobre meus próprios alunos a partir de seus textos! Isso foi especialmente bom!...

Ao final, durante a conversa com o diretor do filme, Luciano Vidigal, e com seu produtor, Cavi Borges, meus alunos se mantiveram caladinhos - pura timidez! - porém prestando toda atenção ao que contavam! Afinal, como disse um aluno na manhã seguinte: Não é todo dia que a gente conhece um diretor de cinema!

Depois de nos despedirmos da equipe do filme, outro detalhe me chamou a atenção: o espaço que ocupamos no Cine Vila Rica estava limpinho, limpinho! É claro que a meninada aproveitou a oportunidade para comer um monte de besteira, mas souberam conservar direitinho o local em que estavam! Fiquei orgulhosa demais de todos eles!

E voltei para casa com essa sensação que me acompanha desde o final de 2010, quando o projeto começou... De estar contribuindo com a vida de cada um deles, de sentir felicidade pela felicidade do outro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário