quarta-feira, 27 de junho de 2012

Atrasadinhos!


Não tem jeito! A meninada, vira e mexe, se atrasa na entrega das atividades escolares e, também, em algumas atividades do nosso projeto!

Dessa vez, muitos deles demoraram um pouquinho além do prazo para entregar o texto sobre o filme “Copa Vidigal”, que assistimos durante a Cineop – 7ª Mostra de Cinema de Ouro Preto!

Por isso, resolvemos fazer mais uma postagem sobre a nossa ida ao cinema! Assim, os textos de todos os alunos serão publicados e eles ficarão ainda mais felizes!

A meninada!

Texto do André (6º ano):

Copa Vidigal

Eu gostei muito do filme. Ele foi feito no Rio de Janeiro, no Morro do Vidigal. Lá no Morro do Vidigal estava tendo uma guerra de traficantes que durou aproximadamente dois anos. Depois da guerra, eles resolveram fazer um campeonato de futebol. Lá no Morro tinha a vista mais bonita do Rio de Janeiro e dava pra ver a Praia de Ipanema. Eu gostei muito do filme!



Texto da Ariane (6º ano):

Copa Vidigal

Eu gostei da parte em que o técnico falou que o campeonato era para mover a paz e também achei interessante que ele ensinou para as pessoas que o futebol pode trazer paz e alegria!

Texto do Diogo (6º ano):

A Copa Vidigal

Eu gostei da parte em que o menino buscou a bola e o câmera caiu. E na hora que passou Ipanema, Copacabana, etc. Também gostei da hora que o time de vermelho ganhou da Rocinha!

Texto do Igor (6º ano):

O filme

Eu gostei muito do filme porque ensina muito que a gente sempre pode vencer na vida se lutarmos pelo que queremos. Espero que a gente possa ver este e vários outros filmes ainda! E fazer outras visitas em novos lugares!

Texto do Igor Luís (6º ano):

Eu gostei da hora que o menino foi buscar a bola!

Texto da Luiza (6º ano):

Copa Vidigal

A parte que eu mais gostei foi a do campeonato de futebol e a parte que eu achei mais engraçada foi quando o cara caiu!

Texto da Amélia (8º ano):

O que eu mais gostei do filme

Gostei muito do filme “Copa Vidigal”. Gostei de todas as partes, mas o que me chamou mais a atenção foi quando fala que, para a pessoa que não escolher uma profissão qualquer vento serve. Gostei também das coisas que a Lúcia falou: a época que tem jogo é quando a comunidade fica alegre. Depois do filme, houve um grande debate com as pessoas que criaram esse filme. Depois de algum tempo conversando, tivemos que parar porque o tempo estava acabando e tivemos que ir embora. O mais legal foi que a gente ganhou um DVD. Depois fomos comer e alguns alunos foram para a lanchonete!

Texto da Daniela (8º ano):

Copa Vidigal

Eu gostei muito do filme. Eu gostei da cena em que os jogadores da favela, antes do jogo, se reúnem e fazem uma oração pedindo a Deus. Eu aprendi que, perdendo, a gente aprende! Esse filme me mostrou isso...

Texto da Nayara (8º ano):

Copa Vidigal

Eu achei legal, porque fala de uma favela que passou por momentos tristes durante muito tempo. Eu também gostei da de outras partes do filme, mesmo achando que iria contar a história da favela e não a história de um time de futebol. Apesar de ser um documentário, foi bom assim mesmo. Deu pra gente entender o que o filme queria trazer.

Texto do Augusto (9º ano):

A minha visita ao cinema foi muito boa. Eu gostei muito do filme, principalmente da parte em que começou o campeonato, porque eles se reuniram no campo e os capitães do time passavam energia para seus companheiros.

Texto do Gabriel (9º ano):

A parte que eu mais gostei foi quando os times entraram no campo, seus treinadores dando força e incentivo aos times. Gostei também da coragem do garotinho de ir pegar a bola naquele lugar difícil – antes ele não podia ir ali por causa do medo dos traficantes e isso mostra que melhorou bastante o Morro do Vidigal.

Fiquei muito surpreso na parte onde os jogadores iam em cima do juiz falando besteira, quase agredindo.

Eu me emocionei quando vi, no filme, a parte em que mostrou a mulher do jogador Nélio saindo do hospital com sua filhinha que tinha acabado de nascer. A vida do Nélio era muito difícil. Ele vendia caipirinha na praia e se sustentava com aquele dinheiro, mas Nélio era muito feliz jogando seu futebol.

Outra parte legal foi a final da Copa do Vidigal, onde os campeões foram os Galáticos, time do Nélio. Depois desse jogo foi realizada uma festa para a entrega do troféu de campeão para os Galáticos e, assim, se encerrou o filme!

Primeiramente, obrigado a Elodia por ter me levado para assistir a esse filme lindo! Parabéns aos autores do filme por terem conseguido expor essa obra sem patrocínio, com dinheiro do seu próprio bolso. Espero que os autores façam mais filmes para todos nós ficarmos de olho na Cineop!

Texto do Giovana (9º ano):

Copa Vidigal

Um povo de uma favela simples do Rio de Janeiro é retratado no filme, um grupo de pessoas que tinham o sonho de ser jogadores de futebol. Eles queriam ter acesso ao esporte, à educação e à cultura.

Eles tinham um time de futebol, onde tinha um técnico que, em uma disputa, ele e sua família tinham sido jurados de morte por um traficante.

O filme foi bem bacana e, logo depois dele, tivemos um belo bate-papo com os construtores do filme e foi bem interessante!

Ao conversarmos, descobrimos várias coisas legais sobre o filme e todo o processo que foi feito para realizá-lo.

Esse documentário foi bastante legal, pois mostra um pouco sobre a realidade de uma favela.

Texto do Jardel (9º ano):

A parte que eu mais gostei foi quando o menino foi buscar a bola no buraco e o câmera caiu. Também quando o Cypa queria mudar o jeito da favela do Vidigal e quando, no jogo de futebol, os Galáticos foram campeões e disseram que: “Se for na paz, chegaremos lá”. Também gostei da moral da história, que era incentivas as favelas a fazerem uma copa e pararem com guerras.

Uma coisa muito ruim aconteceu: um dos traficantes do Morro ameaçou o Cypa de morte e queria que ele se afastasse da favela. Ele ficou um pouco triste, mas ele continuou seguindo a copa e foi até a final, lutando para conquistar a paz e para que as favelas parassem com os conflitos.

Texto da Joanna (9º ano):

A minha visita ao cinema foi legal e gostei muito do filme “Copa Vidigal”, retratado numa favela muito perigosa, mas que, graças ao torneio de futebol, tudo mudou. Depois do filme o diretor falou sobre como ele fez e disse que mora no Morro e que, agora, está sendo mais calmo e por aí vai...

Texto do Júnio (9º ano):

A parte que eu mais gostei do filme

Foi quando a bola caiu no mato fechado e com muitos bichos, rapidinho foi um menino atrás da bola, alegre, ansioso para achá-la.

Outra parte muito interessante que eu achei é a atitude do homem em começar um campeonato em plena favela, muito perigosa e cheia de traficantes da pesada. Mas ele supera o medo e consegue terminar o campeonato – com muitas polêmicas, mas consegue!

Texto da Letícia (9º ano):

Copa Vidigal

A parte que eu mais gostei foi quando o Nélio falou assim: “Na minha vida eu tive muita sorte. Sorte no amor, sorte de ter a família que eu tenho hoje!” Isso me tocou muito porque é muito difícil ver, hoje, um homem falar que teve sorte em duas coisas tão importantes na vida. Eu achei muito lindo da parte dele! E também gostei muito do filme!

Texto da Lissandra (9º ano):

A visita ao cinema foi ótima! A parte que eu mais gostei foi a da mulher xingando o time adversário! O filme foi feito numa favela muito perigosa, onde mora gente da pesada!

Texto do Serafim (9º ano):

Copa Vidigal

Eu mais gostei da parte onde ocorreu uma copa entre as favelas e o Cypa foi ameaçado e não queria mais sair de casa, mas ao voltar aos campos para apitar os jogos ele provou que obstáculos sempre existem, mas nós somos capazes de quebrá-los e seguir vencendo, depois de ter aprendido com uma derrota.

Eu não aceitava a derrota, mas, com o filme, eu aprendi a lidar melhor com ela. Então, graças ao filme, eu aprendi a lidar melhor com meus problemas.

Texto da Vitória (9º ano):

Copa Vidigal! O que eu mais gostei???

Foi a parte em que o time Galáticos estava perdendo para a Rocinha e quando o treinador do Galáticos falou: “Nunca desista antes de tentar, pois somos brasileiros e nunca desistimos.”

Outra parte foi a que uma mulher foi ao jogo com uma criança pequena para torcer para o time Galáticos. Esta cena me marcou porque se parece com as mulheres daqui de Lavras Novas...

Onde está Luiza? Dando um tchauzinho pra vocês!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário