terça-feira, 26 de junho de 2012

De novo na Cineop!


Em 2012, um dos objetivos do nosso projeto é visitar Ouro Preto, sede, ao menos uma vez por mês! Dessa forma, meus alunos poderão estreitar sua relação com a cidade, conhecendo lugares diferentes e vivendo experiências novas!

Por isso, o convite para participarmos da Cineop – 7ª Mostra de Cinema de Ouro Preto foi muito bem vindo! Vejam só: a maioria dos meus alunos ainda não havia voltado ao cinema depois da Mostra de Cinema do ano passado, quando assistimos ao filme Desenrola! E para muitos alunos do 6º ano, os mais ansiosos, esta foi a primeira ida ao cinema!

Dessa vez, assistimos ao filme “Copa Vidigal”, que acompanha um campeonato de futebol de favelas, organizado pelo professor Cypa no Morro do Vidigal (Rio de Janeiro), uma região afetada com uma recente guerra entre traficantes.

A meninada no cinema!

Joanna e Larissa (ex-aluna)

Ariane, Mariane (ex-aluna) e Letícia

Após a exibição, conversamos com o diretor do filme, Luciano Vidigal, e com o produtor, Cavi Borges! Falamos sobre cinema, sobre essa oportunidade especial de aprender mais sobre o filme com quem o dirigiu e produziu e, claro, falamos sobre futebol! Aproveitamos para contar que os meninos de Lavras Novas também têm seu próprio time, o Vila Nova!


Os jogadores do Vila Nova! Lindos!!!

E hoje a meninada já chegou com seus textos sobre o filme! Escreveram sobre suas impressões, sobre as cenas favoritas, sobre a ida ao cinema! Gosto de perceber que os 40 meninos e meninas assistiram ao mesmo filme, mas, mesmo assim, escreveram textos tão diferentes. Cada texto é a cara de quem o escreveu!

Texto do Caio (6º ano):

Eu gostei de saber que o diretor tinha um irmão viciado e que ele conseguiu tirá-lo das drogas!

Texto da Emanuele (6º ano):

Eu gostei da parte em que todos os times se reuniram para conversar sobre o time, para trocar de posição para o time ficar melhor!

Perder ou ganhar faz parte da vida!

Texto da Gabriele (6º ano):

Eu gostei da parte em que o técnico do time fala assim para eles: “Nós vamos ganhar, nós vamos ganhar!” Essa parte eu gostei muito porque estava falando para eles não desistirem! Também gostei da parte que, com o futebol, acabou a guerra dos traficantes! Eu gostei muito desse filme!

Texto do Leandro (6º ano):

A parte que eu mais gostei foi na hora que o menino pegou a bola no mato!

Texto do Dalvan (7º ano):

Copa Vidigal

O que mais gostei do filme foi quando eles resolveram deixar a guerra e ir para o futebol, porque o Vidigal foi a favela mais perigosa do Rio de Janeiro. A favela teve dois anos de guerra e seis meses de futebol!

Mas tiveram algumas coisas que eu não gostei: quando o traficante agride o treinador e de alguns palavrões que eles falavam.

O menino que pegava a bola, eu gostei quando ele falou que, antes, ele tinha muito medo de ir pegar a bola. Agora ele vai pegar sem medo e, com isso, a favela fica com mais paz e sossego!

Texto do Gustavo (7º ano):

Copa Vidigal

Eu entendi que teve uma guerra que durou dois anos e depois dessa guerra teve um futebol que durou seis meses! Tinha um menino que buscava a bola no buraco, mas, antes, ele tinha medo dos traficantes e depois lá foi ficando mais tranquilo e o time dos Galáticos ganhou o campeonato. E a Copa Vidigal tinha a vista mais bonita do Rio de Janeiro e o juiz Cypa foi agredido pelos jogadores do outro time, que falaram que iam mata-lo. Também me lembro da Lúcia, que acompanha o time! Foi isso o que entendi do filme!

Texto do José Vítor (7º ano):

Copa Vidigal

Eu entendi que começou com um tiroteio em um morro que antes era dominado pelo crime e as pessoas tinham medo de sair de casa e não jogavam futebol. Agora eles saem de casa, jogam futebol e até buscam a bola no lugar perigoso, onde faziam maldade e até matavam pessoas. Hoje eles fazem um campeonato com vários times das favelas e, um dia, teve uma final dos times Galáticos e Rocinha e o time Galáticos ganhou o campeonato!

Texto da Milene (7º ano):

Eu gostei muito do filme e ele fala sobre futebol. Meu pai gosta muito de futebol, e eu também! Aprendi uma coisa muito importante: não devemos ter vergonha de viver onde moramos e devemos ser unidos e sempre procurar levar, com a gente, a paz!

Texto do Pedro (7º ano):

O filme mostra, no início, uma guerra entre os traficantes do Morro do Vidigal e que durou dois anos.
Depois que a guerra acabou, os moradores tiveram mais tranquilidade e começaram a fazer o que eles mais gostaram que era jogar bola! E teve um campeonato na favela e quando um time tomava um gol, o técnico falava que o jogo não estava ganho, incentivava os jogadores para que pudessem vencer o jogo. O time da favela Vidigal ganhou um jogo, um troféu e fizeram uma festa na favela para comemorar a vitória!

Texto do Vinícios (7º ano):

Eu gostei do começo, quando teve guerra e aí teve a paz e eles fizeram um campeonato de futebol! Teve briga, muito palavrão! E tinha um gandula que antes tinha medo de ir pegar a bola, mas agora não tem mais esse medo! Outras favelas participaram e os Galáticos ganharam. O treinador Cypa falava para eles nunca desistirem e ele foi até ameaçado de morte por um traficante, mas, mesmo assim, não desistiu e, por isso, eu gostei!

Texto do Thomás (7º ano):

Eu entendi que o filme está falando de uma favela no Rio de Janeiro e que teve uma guerra que durou dois anos e, quando parou essa guerra e continuou a tranquilidade de sempre, o menino que ia buscar a bola falou que, pela primeira vez, ele vai ao local sem medo. Depois que ficou tranquilo, começou o futebol e o treinador foi ameaçado pelo traficante e, quando chegou ao final, não teve briga e nem pessoas mortas, só teve o campeão de futebol e o time Galáticos, que ganhou o campeonato.


A meninada e Rosângela, mãe da Milene e nossa entrevistada do Projeto "Registrando nosso patrimônio"

Letícia, Ricardo, Nayara e Gabriele

Para assistir ao trailer do filme, clique aqui!



Nenhum comentário:

Postar um comentário