quinta-feira, 31 de maio de 2012

6º e 7º no Museu!

Já faz uma semana que visitamos novamente o Museu da Ciência e da Técnica e a meninada da escola continua falando sobre o passeio! Estão encantados - principalmente a turminha do 6º ano - com tudo o que viram! Lembra do escafandrista? E a lavra subterrânea? Tem foto minha no blog? Adorei aquela ‘pedra roxa’! Uma graça ouvir os relatos de todos!

Para complementar a visita e também para que vocês, leitores, conhecessem um pouco mais das impressões de meus alunos, pedi que escrevessem sobre a ida ao Museu! A turma do 6º ano fez redações e a do 7º respondeu a algumas perguntinhas! Abaixo segue parte deste material e mais algumas fotos! Aproveitem!

Texto do André:

A visita ao Museu

Saímos da escola às 13 horas para irmos ao Museu da Ciência e da Técnica. Chegamos lá e a professora Elodia se encontrou com a gente. Nós entramos no Museu e vimos a estátua de Dom Pedro I. Vimos as eras geológicas (período Pré-Cambriano, era Paleozóica, Mesozóica e Era Cenozóica). Andamos mais e passamos dentro de uma mina subterrânea; saímos da mina e vimos um buraco muito interessante – isso foi o que me chamou mais a atenção: era onde os escravos desciam. Nós aprendemos que existem pigmentos que saem dos três reinos: animal, vegetal e mineral. Eu gostei muito da visita porque me ensinou muitas coisas novas e interessantes!

Texto da Ariane:

Minha visita ao Museu

Minha visita ao Museu foi ótima! Lá conheci muitas coisas legais e como se fazia a sombra usada pela Cleópatra! O que também gostei é que nós pintamos!

No Museu aprendi e conheci um pouco mais sobre os povos de antigamente e vi fósseis encontrados em Lagoa Santa!

Texto do Diogo:

A visita ao Museu

Eu gostei muito da visita ao Museu, porque lá misturou um pouco da matéria de Ciências, Geografia e História. Eu e meus colegas vimos um fóssil. Ele é o segundo fóssil mais antigo do Brasil porque o primeiro é a Luzia. Eu vi o fóssil da Luzia no Museu Nacional, no Rio de Janeiro. Nós aprendemos sobre os pigmentos que saem dos três reinos: do reino animal (que extrai do sangue, da gordura e outras coisas), do reino vegetal (extrai do pólen e outras coisas) e do reino mineral (que tirava das pedras e de outras coisas). Nós passamos dentro de uma mina subterrânea e vimos os períodos geológicos. Eu gostei muito da sala dos diamantes. Nessa sala também tem o quartzo. Eu gostei muito da visita!

Texto da Emanuele:

O Museu da Ciência e da Técnica mostra a mineração dos escravos e os túneis que eles construíram. Vimos ossos de macaco, golfinho, onça pintada e capivara. Também nos mostraram o esqueleto de uma mulher, que tinha a cintura larga para o bebê ficar mais acomodado. Também nos mostraram como eram feitas as cores antes!

Texto da Gabriele:

A ida ao Museu

Eu gostei muito de ir ao Museu da Ciência e da Técnica, porque lá encontrei as máquinas que escavam as minas, os diamantes, a ametista e a ossada de Catarina. Eu descobri que os povos que procuram ossos sabem que ela foi uma mulher porque tem a cintura larga. A gente pintou, viu brinquedos legais e conhecemos muitas coisas. Gostei da ida ao Museu e gostaria de voltar lá!

Texto do Igor:

A minha visita ao Museu foi muito boa, porque, além de ver vários monumentos, me ajudou a estudar a História. Eu espero que essa visita tenha ajudado também aos outros alunos que foram lá! Eu gostaria de ir outras vezes, porque eu poderei ver vários outros instrumentos novos e velhos. Gostei muito!

Texto do Leandro:

A minha visita ao Museu foi muito boa! A professora Elodia nos esperou lá com a Tamiris e mais três pessoas que iam participar. Antes de entrar no Museu, conversamos um pouco e, quando entramos, tinha uma pessoa à nossa espera.

Eu conheci muitas coisas interessantes, aprendemos sobre cor e matérias de Geografia, como Era Mesozóica, Paleozóica e etc. O que eu mais gostei e achei mais interessante foi as pedras brilhantes! A visita foi ótima!

Texto do Paulo:

O Museu da Ciência e da Técnica

Nós vimos, no Museu da Ciência e da Técnica, pedras, ouro, diamantes, etc. O esqueleto achado em Lagoa Santa não era da Luzia, era outra ossada. Também vimos lá no museu a ossada de animais. Um deles é o porco.

Texto do Ricardo:

Eu gostei de tudo que vi no Museu, mas a parte que achei interessante foi o crânio encontrado na cidade de Lagoa Santa. Eu achei o crânio mais interessante porque eu nunca tinha visto o corpo humano por dentro. E gostei também da origem da tinta, porque eu não sabia como fazer. Eu também vou tentar fazer em casa qualquer dia desses.


Gabriele, Emanuele, Paula e Tamiris

A monitora Ana Paula explicando sobre perfuração de solos
Paulo e os minerais

Agora, o material produzido pelo 7º ano!

1- De quais objetos / setores vocês se lembravam?

CECÍLIA: Da roupa dos mergulhadores, dos ossos do porco.
DALVAN: Dos brinquedos, dos fósseis.
GUSTAVO: Do brinquedo que roda e a luz acende.
JOSÉ VÍTOR: As pedras.
THOMÁS: Dos brinquedos.
VINÍCIOS: Ouro e diamante.

2- O que você viu pela primeira vez?

DALVAN: Dom Pedro I.
GUSTAVO: O ouro.
THOMÁS: O esqueleto humano.
VINÍCIOS: A cadeira com pregos.

3- Valeu à pena visitar o Museu?

CECÍLIA: Sim, porque lá eu vi coisas que já tinha visto na primeira visita e vi também coisas novas e interessantes.
DALVAN: Sim, porque você conhece mais sobre as coisas que tinha visto há tempos atrás.
GUSTAVO: Sim, porque conheci mais coisas novas.

MILENE: A visita ao Museu foi muito especial para mim porque lá e vi muitas coisas legais e interessantes, como a sala das pedras. Sempre que tiver uma oportunidade como essa não vou perder!
PAULO: Sim, valeu muito à pena visitar o Museu, porque eu nunca tinha visitado o Museu da Ciência e da Técnica.
PEDRO: Sim, porque conheci muitas coisas que ainda não tinha visto.


A oficina sobre pigmentos

A oficina sobre pigmentos

Paula, Daniela e Milene

Dessa vez, agradecemos aos monitores do Museu: Jéssica, Alesson e Ana Paula!

Nenhum comentário:

Postar um comentário