terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Visita à Amarantina - Parte 2!

Após a visita ao Museu das Reduções, seguimos com o senhor Natal, nosso parceiro em outra ação, para conhecer outros pontos do distrito!

Nossa primeira parada foi em frente à Casa Paroquial do distrito (reproduzida pelos irmãos Vilhena, no Museu das Reduções) e às ruínas da Casa Bandeirante!

Casa paroquial de Amarantina!
Redução da casa paroquial, feita pelos irmãos Vilhena!

Em seguida, fomos até a Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante, aberta especialmente para nos receber! Lá, o senhor Natal nos contou um pouco mais sobre a história da edificação, com suas tantas modificações, e nos mostrou detalhes artísticos e arquitetônicos, como a escadaria em pedra que leva ao púlpito e o altar todo esculpido em mármore. 

Nosso grupo rumo à matriz!
 
O cruzeiro e a Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante!
Nosso grupo no interior da matriz, ouvindo as explicações do senhor Natal!
Nosso grupo observando detalhes do retábulo-mor da matriz!
Fomos, então, à Sala das Imagens, situada no adro da igreja matriz. Lá ficam armazenadas algumas das imagens pertencentes à paróquia de São Gonçalo. Para meus alunos, este não foi um momento apenas de aprendizado... Notei que muitos tocaram algumas das imagens, como a de Nossa Senhora das Dores e a do Nosso Senhor dos Passos, com muito respeito e fé. É nesta sala, inclusive, que se encontra a escultura de São Gonçalo do Amarante, doada pelos moradores da cidade de Amarante (Portugal) após terem sido informados de que a imagem do santo de Amarantina havia sido roubada.

Nosso grupo na Sala das Imagens. Ao centro, São Gonçalo do Amarante, vindo de Portugal!

Após essa etapa da visita, uma adorável surpresa! Senhor Natal e dona Rosália, sua esposa, nos prepararam um delicioso lanche, que foi servido na sede da Sociedade de São Vicente de Paulo!

Dani e Arthur servindo refrigerante e Vinícios de olho nos sanduíches!!!
Por fim, caminhamos até o Parque das Cavalhadas! O tamanho do lugar nos impressionou! Lá, o senhor Natal nos explicou como é montada a estrutura da festa, que acontece em todo mês de setembro. (Já estamos pensando em ir à festa do ano que vem!!!)

Nosso grupo no Parque das Cavalhadas!
A meninada subindo no Palanque dos Reis!!!
Nosso grupo e o senhor Natal!

Percebemos que essa visita à Amarantina foi muito importante para nós! Meus alunos conheceram novos lugares, aprenderam coisas novas, observaram uma realidade diferente da que eles vivem! Conheceram novas pessoas, como a equipe do Museu das Reduções, e estreitaram seus laços de afeto e troca com o adorável senhor Natal! Quem diria que, de um distrito a outro, ganharíamos tanto!...

Agora, claro, é hora de agradecer ao senhor Natal por partilhar sua generosidade e sua sabedoria conosco!

Um beijo nosso para a dona Rosália! O lanche estava delicioso!

Senhor Natalino e eu!


Nenhum comentário:

Postar um comentário