sexta-feira, 24 de maio de 2013

Na escola: o Fórum das Letrinhas!

Ontem nossa escola participou do Fórum das Letrinhas através da visita do escritor Fábio Sombra! Em função de compromissos do mestrado, não pude ir até Lavras Novas, por isso, o relato desta ação - uma parceria do nosso projeto com a escola e com o fórum – foi escrito pela Daniela, diretora da escola!


Recebemos em nossa escola, o autor de livros infanto-juvenis e de literatura de cordel, Fábio Sombra, que contou aos nossos alunos sobre sua trajetória como escritor!

Ele disse que, quando mais novo, tinha muito interesse em leituras e que seu pai lhe contava histórias, mas que nunca chegava ao final das mesmas, pois deixava “aquele suspense” para que ele mesmo descobrisse o final, estimulando-o, dessa forma, à leitura dos livros!

Neste encontro em nossa escola, ele nos contou sobre algumas de suas obras, como “Um menino que xingava palavrão e ganhou focinho de leitão”! Contou também a história das “Dez filhas de Seu João”!

Nossos alunos, sempre atentos, ouviram cada história contada pelo Fábio Sombra e ele interagia bastante com a plateia, escolhendo até alguns alunos para serem voluntários, formando um “poste” para que ele pudesse simular a venda dos livrinhos de cordel!

Ele contou que, em suas apresentações, utiliza um cavaquinho para mostrar ao público como seria uma peleja: dois amigos desafiam um ao outro com versos rimados e cantados. Segundo Fábio Sombra, as rimas das pelejas se direcionam a uma “linha”, por exemplo: rimas com ão, ar, ais, inha...

Ao final do encontro, o autor abriu espaço para as dúvidas da meninada e os alunos Carlos, Daniel, Ricardo e Yuri fizeram perguntas sobre o cordel e sobre as fontes de inspiração do autor!


Daniela Pereira Silva
Diretora da E. M. de Lavras Novas 


O autor Fábio Sombra!
O autor e a meninada!
O varal!
Alguns livros do autor!
Ao final, Fábio Sombra, a equipe do Fórum das Letrinhas e da escola e a meninada!
Crédito das fotos: Daniela Pereira Silva

Para conhecer mais sobre o autor Fábio Sombra, clique aqui! E para se informar sobre a programação do Fórum das Letrinhas, aqui!






Um comentário: