terça-feira, 30 de abril de 2013

No site da Prefeitura!


A matéria que a assessora de imprensa da Prefeitura Municipal de Ouro Preto, Joenalva Porto Dias, fez com a gente ficou super bacana! Confiram o texto abaixo!


Para os alunos, as experiências vividas nesses quase três anos mudaram a rotina da escola. A biblioteca foi reestruturada e adequada para os estudos e se tornou também um espaço divertido para os encontros do projeto, incluindo a “sessão pipoca”, uma das atividades preferidas dos participantes. Os livros do acervo também se revezam na “cesta básica”: uma caixa que reúne títulos literários que são emprestados para a população. Além disso, os alunos já desenvolveram uma campanha de conscientização para o cuidado com os cães no distrito.

Tamiris Afonso concluiu o 9º ano em 2011 e ainda participa efetivamente do projeto. Ela fala sobre sua experiência e atividade favorita. “Eu gostei da tarde de relíquias, cada um levou um objeto de valor e explicou porque aquilo era tão importante. Quando nós observamos que aquilo é importante, é da nossa cultura, do nosso cotidiano, conseguimos viver melhor com essas coisas.” Eventualmente, os alunos também fazem visitas culturais em museus e igrejas e participaram de mostras e congressos em Ouro Preto.

A diretora da escola, Daniela Pereira, conta que observou mudanças no comportamento dos estudantes e no espaço escolar com o “Lavras Novas: nosso patrimônio”. “Eu notei os alunos mais empenhados, com mais vontade de ler, de participar. Eles lucram com o conhecimento e a comunidade ganha com maior participação na nossa escola e no nosso espaço”, explica.

O projeto deu mais um passo importante em 2013. A iniciativa se tornou tema de mestrado de Elodia Lebourg, ganhando assim embasamento teórico. A historiadora explica que sua experiência com os temas patrimônio e memória, deu impulso para concretizar o trabalho na Escola Municipal de Lavras Novas. Elodia consegue enxergar resultados positivos. “A comunidade ganha muito, principalmente em afeto e conhecimento. Uma proposta como essa une mais a comunidade, um passa a conhecer mais o outro. O aluno da escola passa a ver o avô e avó com outros olhos. A comunidade como um todo se sente valorizada.”

O vídeo Registrando nosso Patrimônio é uma parceria com a Casa do Professor de Ouro Preto. A instituição capacitou e deu apoio para que a equipe desenvolvesse o produto audiovisual.  O vídeo, assim como o projeto em geral, tem reforçado a interação dos adolescentes com a comunidade e permitido que os alunos conheçam mais sobre sua própria realidade.

Para o prefeito José Leandro Filho, iniciativas como essa são de extrema importância para o ensino cultural da cidade. “A Prefeitura de Ouro Preto tem enorme satisfação em apoiar projetos de cunho educacional que visam incentivar atividades integradas para os alunos”.

“Nós aprendemos a cuidar das coisas a nossa volta, porque aprendemos que elas fazem parte do nosso patrimônio. O vídeo fugiu um pouco da nossa rotina. Aprendi coisas novas, como usar a câmera, e pude também aprender coisas de Lavras Novas que eu não sabia”, explica o aluno do 9º ano, Pedro Maurício Azevedo. O estudante do 7º ano, Ricardo Alves Viana, completa “A experiência tem sido muito boa, estou começando a escrever melhor. No vídeo aprendi a filmar melhor e muitas outras coisas”.

Ao analisar o resultado do vídeo, a ex-aluna Tamiris Afonso conclui. “Nunca tínhamos feito nada parecido com este vídeo. Nós aprendemos muito sobre os cantos de Lavras Novas e hoje eu me deparo cantarolando as músicas.”

O vídeo Registrando nosso patrimônio: cantos de Lavras Novas será lançado no dia 3 de maio, às 20 horas, na pracinha em frente à Igreja Matriz, em Lavras Novas. A história e as atividades realizadas no projeto podem ser acompanhadas no blog www.lavrasnovasnossopatrimonio.com.br.


4 comentários:

  1. Que lindo Elô, cada vez mais vocês estão colhendo os frutos desse trabalho tão gratificante. Você e sua "turma" merecem todos os elogios e reconhecimento.
    Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá bonito de ver mesmo, né, ZK?! Amanhã, espero, será um momento muito bom pra meninada e pra mim, com o lançamento do vídeo!! Deseje-nos tudo de melhor! Beijos nossos e obrigada por estar sempre por perto!

      Excluir
  2. Muito bom ver tudo isso acontecendo e todo mundo ficando feliz... Quero estar mais perto de vocês! Parabéns! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo mundo que quer ficar perto da gente, com ternura, é bem vindo, Olga! Sempre, sempre!

      Excluir