quinta-feira, 4 de abril de 2013

Causos de Brasêro


Estandarte Cia. de Teatro promove Concurso de Coleta de Causos nos Distritos de Ouro Preto
Concurso acontece nos Distritos de Cachoeira do Campo, Lavras Novas, Santo Antônio do Leite, Amarantina e São Bartolomeu.
Em abril, Companhia apresenta espetáculo Causos de Brasêro.

A Estandarte Cia de Teatro promove o concurso Causos de Nossa Terra nos distritos de Ouro Preto. O objetivo do Concurso é incentivar as pessoas dos distritos a preservarem a cultura oral de suas comunidades, a partir da pesquisa e coleta de causos que fazem parte da memória coletiva de seus moradores. A ação integra a mini-turnê do espetáculo Causos de Brasêro que será apresentado no mês de abril em cinco distritos e na sede, Ouro Preto.
Poderão participar do concurso os moradores de Cachoeira do Campo, Lavras Novas, Santo Antônio do Leite, Amarantina e São Bartolomeu.
A inscrição para o concurso é gratuita, e sua temática livre, devendo abordar lendas, tradições, usos e costumes dos distritos onde forem coletados. Os causos vencedores, além de ganharem um livro como prêmio e receberem um valor simbólico em dinheiro, serão apresentados no espetáculo. “A ideia é inserir a população dos distritos no processo de investigação que originou o espetáculo Causos de Brasêro, identificando estas pessoas como agentes em um horizonte ainda mais amplo, que aponte para a possibilidade de diálogo entre a tradição oral outras formas de culturas contemporâneas”, aponta Marcelino “Xibil” Ramos, ator e diretor da peça..
O regulamento do concurso pode ser acessado no perfil da Estandarte Cia. de Teatro no facebook: www.facebook.com/estandarteteatro. A ficha de inscrição do concurso, assim como o regulamento, estará disponível no site da companhia - www.estandarteteatro.com.br - e em Cachoeira do Campo - no Oratório Dom Bosco, Lavras Novas – na Escola Municipal de Lavras Novas, - em Santo Antônio do Leite – na Escola Municipal Doutor Pedrosa, em Amarantina – na Escola Municipal Major Raimundo Felicíssimo e em São Bartolomeu – na Escola Municipal de São Bartolomeu.

Causos de Brasêro

Contemplado pela Funarte com o Prêmio Mais Cultura do Edital de Microprojetos da Bacia do Rio São Francisco, Causos de Brasêro é um espetáculo cênico-musical onde os mais belos e divertidos causos são contados por um típico mineiro, orgulhoso de ser nascido e criado entre as montanhas.

Em Minas Gerais, a arte de narrar histórias - algumas verdadeiras e muitas temperadas com elementos fantasiosos - é uma das características marcantes daquilo que convencionou-se chamar de “mineiridade”, que o diga Riobaldo Tatarana. Em O Grande Sertão Veredas, João Guimarães Rosa estrutura a narrativa de seu épico romance, com base nos causos proseados de seu célebre personagem.  

No espetáculo, histórias de amor como, O Matuto Juvenal, Paixão de Toda a Vida, outras épicas e fantásticas como O Causo da Mula, O Cavalo e a Cerveja, Conceição de Dico Ramos, misturam-se a histórias que comprovam a esperteza do homem mineiro diante das adversidades como no Causo do Pão de Queijo.

O espetáculo tem entrada gratuita e acontece no mês de abril, primeiramente, nos distritos de Cachoeira do Campo (dias 05 de abril), Lavras Novas (06 de abril), Santo Antônio do Leite (07 de abril), Amarantina (11 de abril) e São Bartolomeu (12 de abril); com encerramento no dia 14, em Ouro Preto, no Teatro Municipal – Casa da Ópera.
Cia Estandarte

Atuando desde 2005, foi criada pelos atores Didito Camillo, Gustavo Pacheco e Marcelino Ramos. Tem como fonte de inspiração e pesquisa as manifestações artísticas de rua como o teatro mambembe, a música e as formas populares de comunicação e expressão. Vem se apresentando e produzindo eventos e espetáculos por todo o Brasil a exemplo de O Pescador Mentiroso, Causos de Brasêro, O Causo de Geraldo, Futebol de Perna de Páu e o show Jacubas e Mocotós. Foi agraciada por diversas vezes com o Prêmio Funarte de Cultura.

Regulamento
Concurso Causos de Nossa Terra – Regulamento, Período e Local de Inscrições.

Inscrições até o dia 04 de abril
Cachoeira do Campo: Oratório Dom Bosco
Lavras Novas – Escola Municipal de Lavras Novas
Santo Antônio do Leite – Escola Municipal Doutor Pedrosa

Até o dia 09 de abril
Amarantina– Escola Municipal Major Raimundo Felicíssimo
São Bartolomeu – Escola Municipal de São Bartolomeu

Acesso também por meio do site: www.estandarteteatro.com.br e/ou no facebook da Estandarte Cia. de Teatro: www.facebook.com/estandarteteatro

Serviços
Estandarte Cia. de Teatro apresenta Espetáculo Causos de Brasêro
Sugestão de Fonte: Marcelino Ramos.
Tel: 31 – 9262 – 6044/E-mail: diezao@yahoo.com.br
Assessoria de Comunicação - 3tons – Comunicação e Produção Cultural
Saulo Rios: 31 – 9499 – 8515 (Tim)/31 – 8803 – 1370 (Oi).

Crédito: Gabriel Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário