terça-feira, 22 de maio de 2012

Cantos de Lavras Novas!


Nosso projeto está crescendo a cada dia e atraindo novos parceiros!!!

Além das ações na biblioteca (que ocorrem através do subprojeto “Ponte para o Saber”), estamos participando do Projeto “Registrando nosso Patrimônio”! Trata-se de uma parceria nossa com a Casa do Professor, o Canal Futura e a Universidade Federal de Ouro Preto e a proposta é pesquisar as músicas tradicionais de Lavras Novas e, em seguida, gerar um documentário em vídeo!

Inicialmente, iríamos trabalhar apenas com o 7º ano, mas não teve jeito! Toda a meninada adorou a ideia e temos alunos do 6º ao 9º ano participando!

Solange Pallazzi (da Casa do Professor) e Carlos (da Sala Futura) apresentando o novo projeto aos alunos do 7º ano!
Na semana passada, começamos nossas pesquisas! Fomos (eu e mais 25 alunos!) entrevistar a Rosângela (mãe da Milene, do 7º ano) e a Dona Prosperina (avó do Leandro e do Gean, do 6º e 8º anos). É claro que essa meninada acabou fazendo alguma baguncinha, mas o encontro foi muito bacana! Aprendemos muito!

Dona Prosperina, Rosângela e eu!
Nos reunimos na cozinha da casa da Rosângela e ouvimos músicas relacionadas à Folia de Reis, às celebrações religiosas e ao trabalho das lenheiras!

A cozinha da Rosângela lotada!

Duas músicas nos chamaram especialmente a atenção: o Hino de Nossa Senhora dos Prazeres e o Hino de Lavras Novas!

HINO DE NOSSA SENHORA DOS PRAZERES

Louvores dos Prazeres
Augusta senhora
Fonte da alegria
É o seu coração

Jesus é o grande nome
É o nome do poder
De altas majestades
Que sois augusta dos prazeres

A Virgem dos Prazeres
Celeste a Maria
Aceitai os rogos
De quem em vós confia

Rosângela garantiu: “No distrito, todos já nascem sabendo o hino!” E Dona Prosperina arrematou: “Quem não sabe, é sinal de que não vai à igreja!”


HINO DE LAVRAS NOVAS

Valeu a pena
Subir nessas colinas
Daqui de cima
As montanhas são azuis

Beber a água tão pura
Lá da fonte
Descobrir as estrelas
Deste céu

Fogão de lenha, pinga boa
Sanfona, luz e viola
Sossego parou por aqui
Lavras Novas aldeia
Lavras Novas incendeia amor no coração
Coração, coração, coração

Vem conhecer os caminhos deste chão
Gente boa é o que não falta por aqui
Toda nascente vira um mar de cachoeira
É tão bonito o raiar do sol


Rosângela explica que não há um momento específico onde se canta o hino! “Ele é cantado a qualquer hora mesmo!” Assistam ao vídeo que fizemos de um desses momentos, lá na cozinha mesmo!




Nosso grupo com as entrevistadas!

Nossas pesquisas continuam! Em breve, postaremos mais cantos de Lavras Novas!

2 comentários:

  1. Olá! Meu nome é Letícia. Sou professora da Faculdade de Educação/Campus Belo Horizonte/Universidade do Estado de Minas Gerais. Trabalho com dando aulas e com Projetos em um Núcleo de Pesquisas daqui.
    Gostaria de conhecer mais os projetos em andamento na escola. Quem sabe eu possa contribuir com vocês. Pelo que percebi no projeto acima, se trata de um resgate social e histórico do município. Muito bacana! Porém as postagens são de 2012. E para 2014, o que está acontecendo por aí?
    Penso que poderíamos aproveitar meu conhecimento científico a planejarmos projetos de ensino aprendizagem, se deixar de lado o mais importante, a bagagem histórica do município e seu ilustres protagonistas: Os/as alunos/as. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Letícia, boa tarde!
      Nosso projeto foi concluído no final de 2013 (as postagens foram de 2010 a 2013, período em que atuamos), depois de muitas realizações bem bonitas! Não atuo mais na escola, mas creio que ela siga de portas abertas para boas ideias; o contato deles é 31 3554 2156. Agora, se quiser conversar mais comigo, escreva: ehlebourg@yahoo.com.br
      Abraços da
      Elô

      Excluir