domingo, 4 de agosto de 2013

O relato da Fernanda!


Depois da oficina Eu tenho olho pra quê?, durante o Festival Fotógrafos em Ouro Preto, pedi à Fernanda Costa e à Ana Elisa Novais, as oficineiras, que nos enviassem seu relatos sobre o dia e algumas fotos feitas por elas! Segue o relato da Fernanda!


Sou professora de Geografia de formação e os conceitos de espaço geográfico e de paisagem sempre estiveram inseridos em meu cotidiano. Aprendi a ter um olhar mais atento perante todas as transformações que ocorrem ao meu redor.

Há cinco anos comecei a conviver indiretamente com a fotografia e há um ano ela passou a fazer parte do meu dia a dia. Assim como beber água e dormir, é algo que me preenche, faz parte da minha profissão e me traz muitas alegrias a cada imagem especial que capturo ou vejo.

Como sou educadora e trabalho com adolescentes, percebo neles a presença de sentimentos muito nobres como carinho, sinceridade, sensibilidade aguçada e a vontade de aprender coisas novas, principalmente, se for de um modo divertido. A partir disso, tive uma ideia, e juntamente com Ana Elisa, pensamos em algo que pudesse ajudar a despertar “um olhar pra isso” e alguns outros sentidos que, às vezes, ficam escondidinhos dentro da gente e que são muito legais.

Em meio às minhas leituras cotidianas, me deparei com o seguinte pensamento:  “A câmera é um instrumento que ensina as pessoas a verem sem uma câmera”.  Nesse momento, tive a certeza que a fotografia pode ser um instrumento “humanizador” e contribuir para tornar nossas vidas e a de outras pessoas muito mais ricas.

Sendo assim, esta ideia se transformou em um sonho e, no dia 31 de julho (pois antecipamos um pouquinho a abertura das atividades da edição deste ano do Fotógrafos em Ouro Preto), realizamos a oficina intitulada Eu tenho olhar pra quê? e foi uma experiência única!

Eu, Ana Elisa, Elô e os lindos meninos e meninas do projeto Lavras Novas: nosso patrimônio, compartilhamos um dia inteiro juntos, rindo, batendo papo, aprendendo, ensinando uns aos outros e tendo a certeza de que somar experiências boas à vida de outras pessoas é o que agrega maior valor.

Quando me perguntam: Como foi a oficina? Eu respondo prontamente: Foi linda! Meus mais novos amigos são seres humanos muito especiais, me sinto feliz por ter compartilhado com eles esse momento único em Ouro Preto! Vocês verão em breve as imagens que eles capturaram, de uma sensibilidade sem tamanho. 

Queridos Tamiris, Emanuele, Dalvan, Gabriele, Marcos Vinicios, Caio, Ricardo, Luiza e Rafael,
espero que nossa amizade seja duradoura. Gratidão!






O olhar da Fernanda Costa!
Além do seu relato, a Fernanda também pediu ao fotógrafo Zka Araújo que escrevesse um recado para a meninada! Vejam só que bacana!


“O que seria de nós sem o socorro das coisas que não existem, como disse Paul Valéry. Sobre o novo, jovem ou velho, creio, deve estar em si. Mas fotografar é sair de si. Com alegria nessa justa medida. Sorte! Carinho para os anjos de Ouro Preto”. Zka

2 comentários:

  1. Sensacional e Sensibilizante essa unicidade que sinto terem vivido tendo a câmera como convergência.

    ResponderExcluir
  2. MUITO LEGAL ESSES DEPOIMENTOS DA FERNANDA E DA ANA ELISA,TÃO SIMPLES QUE ENCHEM NOSSOS OLHOS DE LAGRIMAS DE FELICIDADES AO VER A TURMA DE LAVRAS NOVAS TÃO EMPOLGANTE EM TUDO QUE FAZEM.

    ResponderExcluir