quarta-feira, 22 de agosto de 2012

A festa!


A comunidade de Lavras Novas comemorou, de 10 a 19 de agosto, a Festa de Nossa Senhora dos Prazeres e do Divino Espírito Santo!

Durantes todos esses dias, aconteceram missas, novenas, procissões e outras celebrações religiosas!

Bonito de ver como toda a comunidade se mobilizou para a festa! A igreja matriz foi pintada, assim como algumas casas e o meio fio da Rua Principal. Todo mundo comprou roupa nova – durante a semana da festa vários alunos faltaram aula por conta disso!

No final de semana, o largo em frente à igreja recebeu barraquinhas com comidas e bebidas. Toda a comunidade e muitos turistas se juntaram ali!  Havia música de todo tipo: pagode num canto, axé no outro, o pessoal da capoeira jogando próximo ao cruzeiro... Apesar da barulhada, tudo em paz...

A Sociedade Musical São Bom Jesus de Matozinhos contribuiu para a festa ficar ainda mais bonita, se apresentando no sábado e no domingo! A banda passava e a comunidade ia logo atrás, cantando!

No sábado à noite, as bandeiras de Nossa Senhora dos Prazeres e do Divino Espírito Santo saíram da casa da família Pedrosa, no alto da Rua Principal, e seguiu, com a banda e a comunidade, para a igreja. Também aconteceu a queima de fogos, que todos do distrito dizem gostar muito!

Bandeira do Divino Espírito Santo na casa da família Pedrosa.
Crédito da foto: Ludmila Pedrosa
No domingo, um momento muito especial: o cortejo com o Império do Divino. Neste ano, o imperador foi representado por Kleber Gomes e a imperatriz, por Rachel Corrêa Maia. Os príncipes foram Alex Sabino e Rosana Fernandes Marins.

Sociedade Musical São Bom Jesus de Matozinhos
Crédito da foto: Tamiris Oliveira

Saída do Império do Divino
Crédito da foto: Tamiris Oliveira

Procissão com a imagem de Nossa Senhora dos Prazeres e a igreja ao fundo
Crédito da foto: Tamiris Oliveira

Procissão
Crédito da foto: Tamiris Oliveira

Em função de nosso projeto de educação patrimonial e, especialmente, da pesquisa sobre os cantos de Lavras Novas, pedimos que alguns alunos filmassem e fotografassem os momentos que considerassem mais representativos das festividades! Para isso, a Casa do Professor nos emprestou dois celulares e o resultado são parte das fotos e o vídeo desta postagem!



Hino de Nossa Senhora dos Prazeres
Filmagem: Tamiris Oliveira

A Festa de Nossa Senhora dos Prazeres e do Divino Espírito Santo é um momento especial para a comunidade. Hora de celebrar a fé, de estar junto, de perceber como esse local é abençoado...

2 comentários:

  1. Essa é a festa mais importante de Lavras Novas,não podemos deixar perder essa cultura!
    Dessa vez pode acompanhar tudo de perto,foi a melhor festa de todos os anos,pra mim,pude registrar "tudo"!!!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está certa, Tamiris! A comunidade deve preservar essa cultura e tantas outras tão próprias de Lavras Novas!

      Que bom que você registrou toda a festa! Obrigada!

      Beijos!

      Excluir