segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Visita ao Museu da Ciência e da Técnica – 1º dia

Chegou o dia tão esperado para meus alunos do 6º e 7º ano da Escola Municipal de Lavras Novas! Quando me encontraram na Praça Tiradentes, já percebi em seus sorrisos e olhares a animação por poderem, finalmente, conhecer um museu ouro-pretano!

E lá fomos nós, rumo ao Museu da Ciência e da Técnica da Escola de Minas!!!

Fomos recebidos pelo Carlos e pela Jessica, do setor pedagógico, que nos levaram para a primeira parte de nossas atividades: uma oficina sobre Astronomia! Aprendemos mais sobre o Sistema Solar, sobre a dimensão dos planetas e outras de suas características! Os alunos fizeram atividades e lindos cartazes sobre os planetas!

Daniela e Amélia fazendo um dos cartazes!

O grupo durante a oficina de Astronomia!

Dalvan, Cecília, Pedro e o Sol!

Daniela, Amélia, Alexandre, Gustavo e o cartaz feito por eles!

Paula, Carolina, Ricardo, Ademar, José Vítor e o cartaz feito por eles!
Em seguida, fomos visitar alguns setores do Museu! Na parte de História Natural, vimos fósseis e nos encantamos, especialmente, com uma ossada do Homem de Lagoa Santa e com um dente de mastodonte - gigantesco!

O grupo e Carlos no setor de História Natural
José Vítor e o Homem de Lagoa Santa
Pedro, Ricardo e Arthur no setor de História Natural

Depois fomos para a parte de Mineração! Todos ficaram surpresos ao ver a vestimenta de um escafandrista! Eu é que não entro nisso daí!, disse o Ademar, um aluno bem espertinho!

Na hora de caminhar na reprodução de uma mina subterrânea, a maioria adorou! Uns, claro, ficaram com um certo medinho, que logo passou! Vimos máquinas usadas na mineração e também aprendemos sobre cantaria!

O grupo, Jessica e o traje do escafandrista
O grupo na mina subterrânea
Depois fomos à parte de Mineralogia, onde meus alunos e eu ficamos deslumbrados com tantos minerais diferentes e bonitos! De início, todo mundo queria ver onde estava o ouro, mas, em seguida, descobriram os outros minerais e se encantaram com tudo!

Nosso grupo na Mineralogia


Terminamos nossa visita no setor da Física, onde há uma parte interativa bastante divertida e instrutiva! Todos mexeram em tudo, riram e aprenderam!


Eduardo no setor da Física
Daniela no setor da Física

Dalvan no setor da Física
Nosso grupo e Gilson Nunes, diretor do Museu
Na hora de ir embora, Pedro, um de meus alunos, comentou: A gente podia ter vindo pra cá de manhã! Daí a gente ficava no Museu das 7 horas até às 18 horas! Missão cumprida!

Nosso grupo!

Amanhã será a vez das turmas do 8º e 9º ano visitarem o Museu! Aguardem!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário