segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Paisagens imaginárias

Há alguns meses, enquanto organizávamos a biblioteca da escola, encontramos vários exemplares do livro “Paisagem imaginária de Minas”, que propõe uma releitura educativa da tela homônima de Guignard, executada em 1947.

E como o principal objetivo pedagógico da escola é incentivar os alunos a lerem, escreverem e interpretarem melhor, convidei-os, então, a explorarem esse livro em nosso projeto!

Cada participante recebeu um exemplar do livro e, debaixo de nossa árvore, observamos atentamente a reprodução da tela!

Amélia e a reprodução da tela "Paisagem imaginária de Minas"

Em seguida, fomos conhecendo as páginas e as atividades a serem feitas. Realizamos algumas delas, enquanto outras ficaram reservadas para quem quisesse continuar a brincadeira depois, em casa!

Sinais da presença do homem, pela Amélia

Sinais da presença do homem, pela Mariane
Ricardo desenhando montanhas com os olhos fechados
Montanhas do Arthur
Foi bastante divertido! A meninada falou sobre a pintura, escreveu, desenhou, reinterpretou partes da tela, percebeu detalhes não vistos anteriormente!

À medida que íamos avançando nas atividades, comentava sobre a importância desse tipo de exercício, já que ele nos possibilita aprender a ver para além de um rápido olhar, a compreender melhor o que nos rodeia.

Os alunos, os livros e o sol

As flores da Larissa e da Vitória
Sinais da presença do homem, pelo Arthur
  
E esse nosso olhar, mais centrado, acabou se direcionando para a paisagem ao nosso redor - uma paisagem digna de pintura! Foi então que cada participante terminou a primeira ação patrimonial de agosto com sua releitura da tela de Guignard, porém direcionada para Lavras Novas! O resultado, várias paisagens imaginárias de distrito, ficou lindo!!!


Paisagem imaginária de Lavras Novas, pela Vitória

Paisagem imaginária de Lavras Novas, pelo Augusto

Paisagem imaginária de Lavras Novas, pela Mariane
Paisagem imaginária de Lavras Novas, pela Amélia

Finalizando, quando perguntei sobre o que havíamos aprendido nesta tarde de sol, recebi muitas respostas: aprendemos mais sobre Guignard, sobre sua obra e suas pinturas; desenvolvemos nossas habilidades de conversação, interpretação, desenho e criatividade; e, por fim, continuamos aprendendo a olhar direitinho o que importa ao nosso redor!

E terminei provocando: “Perceberam que, de certa forma, demos conta de ler um livro inteiro nesta tarde?!” E recebi, em resposta, sorrisos e carinhas de susto e satisfação! Nada melhor para recomeçar com tudo o nosso projeto!!!

O grupo


Foto bonita da Mariane

Agradeço ao Carlinhos que, generosamente, me levou à Lavras Novas! Sem ele, esta ação não teria acontecido!

2 comentários:

  1. COMENTÁRIO DA JOSAINE:

    Olá Elô! Parabéns querida! Que bela atividade! Por certo, foi uma grande aula! Fico muito feliz com a sua criatividade e perseverança no seu trabalho!Que o nosso Pai a abençoe e a inspire sempre! Esta tarde fez e fará a diferença no crescimento dos seus educandos! Fique em paz e receba o meu afetuoso e fraternal abraço! AH! Adorei o desenho do Ricardo! Que legal ele ter fechado os olhos para desenhar as montanhas! Gostei também dos sinais da presença do homem, pelo Arthur! Nossa! Quanta sensibilidade! É isso aí, amiga, quando a gente pensa que está tudo perdido, esses pequenos atos e suas consequências nos provam que vale a pena perseverar! Garanto-lhe que muitos de nós não vivenciamos desenhar sob a luz e calor do sol, bem como, bem pertinho de uma linda e abençoada árvore! Que grande lembrança vc proporcionou! Ainda quero ler um livro assim! Rsrsr! Ah! E depois quero desenhar sem lápis de cor o que percebi sobre a leitura. O colorido estará na minha mente, na sensação prazerosa que senti ao fazer aquela atividade! Parabéns, Elô! Continue e persevere! O caminho é por aí mesmo! Até sempre, querida! Até sempre!

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  2. que coisa linda hem Elo??? que depoimento emocionante. senti os sentimentos mais bonitos..beijos

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