segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Festa de três anos, festa de despedida!

Ontem nosso projeto completou três anos!...

Desde 2010, aprendemos demais juntos, a meninada e eu! Tantos sorrisos, tantos passeios, tanta conversa boa, tantas (apront)ações... Nossas tardes, de sol, geladas ou de chuva, foram sempre muito bacanas! Foi bom estar com essa meninada durante todo esse tempo!

No entanto, nós todos fomos percebendo o seguinte: todo projeto tem começo, meio e fim...

Em 2013, a frequência de parte da meninada nas ações do projeto foi diminuindo... Longe da escola, por não ser mais professora, não consegui continuar mobilizando a todos, como fazia antes. Ao mesmo tempo, meus próprios caminhos foram tomando outros rumos...

Pois é, será que a hora de concluir o projeto estava chegando? Pensamos nisso durante muito tempo... Doeu e foi ruim... Mas fomos percebendo que nosso afeto não precisa ser finalizado agora... Nossas histórias, nosso amor: tudo isso continuará pra sempre!

Hoje, então, fomos comemorar! Festejamos nossos três anos no mirante de Lavras Novas juntos com um monte de coisa gostosa: picolé, refrigerante, salgadinho, bala, bombom!...

Conversei com a meninada, expliquei a eles que era hora de concluir o projeto e de começar um outro momento de nossas vidas. 

Também me propus a estar junto deles sempre que quisessem! O blog também continua disponível pra todos, sempre que aprontarem algo legal, podem postar aqui! A ideia é que eles continuem juntos, unidos por esse laço de amizade que foi fortalecido com o projeto e entendendo sempre que é importante cuidarem do que é deles!

Alegria, companheirismo, risadas, carinho, harmonia, afeto, amor e ternura: essas foram as palavras escolhidas, hoje, pela meninada, para resumir o que foram esses três anos de nossas vidas!

E hoje teve um pouco de tudo: muita risada, abraços, carinho, situações engraçadas, aprendizado... Tiveram também algumas lágrimas – destas que significam que a jornada valeu mesmo a pena...


Aos meus meninos e meninas de Lavras Novas, meus maiores professores, todo o meu amor.

Manu, Carol, Ariane, Dalvan, Tamiris e Gabriele!
Caio!
Tamiris!
Não podia faltar a Pretinha!
Igão e Manu!
Pretinha e Manu!
Carol e Dalvan!
Eu e Igão!
Crédito da foto: Tamiris Oliveira
Eu, Manu e Tamiris!
Crédito da foto: Ariane Braga
Meninada maluquinha!
Crédito da foto: Tamiris Oliveira
Quanta aprontação!
Crédito da foto: Tamiris Oliveira
Meus meninos e meninas de Lavras Novas...


Em tempo: pra 2013, íamos fazer um vídeo sobre a capoeira de Lavras Novas, mas acabamos não concluindo a intenção... Fica a ideia no ar, pra quem quiser sonhar junto! 


16 comentários:

  1. Com toda certeza, Elô, o Projeto continuará vivo em cada coraçãozinho desses maluquinhos. Quando a semente e o terreno são bons, ela germina e dá novos frutos. Agora sim, você verá como o Projeto será posto em prática, nas "(apront)ações" que eles irão encarar daqui pra frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim espero, Marcelo! Que o projeto seja, a seu modo, eterno na gente e em todo mundo que esteve por perto!
      Abraços nossos!

      Excluir
  2. Parabéns, esta iniciativa ainda trara muitas histórias de vida e arte. São pessoas valentes, cheias de curiosidades e boas vontades. Seguirão sempre fazendo bem e bonito. Tudo de bom, pra vocês, nesta nova etapa do caminhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lili! Seu carinho sempre tão próximo e terno nos fizeram mesmo perceber que o caminho estava certo!
      Beijos nossos!

      Excluir
  3. Elô, não há como terminar tanto amor envolvido. Novos flores nascerão, pois foram muitas sementinhas plantadas. Acompanhei cada pedacinho desses três anos, mesmo distante e bota distante disso (aqui do Nordeste), mas próxima demais de tanta boniteza. Me emocionava ao ler aqui cada passo desse projeto cheio de valor, daqueles que a gente aprende desde pequeno e leva pra vida. Que voe alto todos os próximos passos e que a meninada possa escolher a liberdade de todos os patrimônios, os da estória de cada um e daqueles que entraram para uma outra história...da humanidade. Beijokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida flor, você ficou num longe-tão-perto que sempre te sentia aqui! Obrigada por isso, por cada palavrinha bonita que nos enviou, por acreditar na gente!
      Beijos da gente!

      Excluir
  4. Elo,parabéns pelo projeto, o sucesso fica estampado na alegria que vemos nas fotos. E o afeto... esse é para sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrícia! Que bom ver você por aqui!!
      Sim, afeto é pra sempre, assim como o meu por você, minha primeira amiga lááá na turma da Tia Marli!
      Beijos!

      Excluir
  5. Elôzita! Como você é linda e sensível! Parabéns por mais essa realização! Saudade de você! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Que belo ciclo que está sendo encerrado com chave de ouro, obrigada por me deixar fazer parte pelo menos de uma pontinha disso tudo Elô...Meninada um beijo carinhoso para todos vcs! E espero que outros ciclos se iniciem replete de amor, carinho e muiiita ternura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô Bia, nos sempre teremos que agradecer a você e à força incrível que nos deu durante a exposição de fotografias! Você é uma parte imensa de tudo isso que vivemos, de coração!
      Beijos e todo o nosso afeto!

      Excluir
  7. Sim, todo projeto tem um fim, e isso é ótimo, assim as coisas se eternizam e dão lugar a novas possibilidades.

    Tenho certeza que esses 3 anos serão eternos para vocês, pois se para mim que participei de apenas algumas ações já será imagine para vocês....
    Parabéns à todos, mas principalmente para a Elô que superou inúmeros desafios para fazer tanta coisa pra essa meninada.

    um grande abraço à todos.

    ResponderExcluir
  8. Olá Renan, você esteve mesmo por perto e nos ajudou demais - com suas ideias "visionárias", seu olhar curioso e seu sorriso! Obrigada!
    Abraços meus e da meninada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ideias visionárias??
      Ainda tento entender o que você quer dizer com isso.

      Mas Elô, de verdade, você não sabe como fico feliz de saber que existiu o projeto "Lavras Novas Nosso Patrimônio", sem demagogia, são coisas assim que fazem a diferença no mundo.

      Deixo aqui o link de um vídeozinho que muito me agrada. :)

      http://www.youtube.com/watch?v=Ujn-2kOClNE

      Excluir
    2. Que lindo vídeo, Renan! O amor é mesmo uma filosofia de vida! E vale a pena todo esforço!

      Ideias visionárias! Rá, aposto que você entende direitinho do que estou falando! Você é admirável, meu querido!

      Beijos!

      Excluir