segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Linha do tempo


Neste mês, a escola participou das comemorações da Semana da Pátria com uma proposta especial: trabalhar a história de Ouro Preto e também a de Lavras Novas!

Cada turma, do 6º ao 9º ano, ficou encarregada de pesquisar determinados aspectos da história local: o distrito, a igreja, o cultivo do chá e a escola...

Os alunos entrevistaram moradores de Lavras Novas, que nos forneceram informações sobre o distrito, baseadas em suas lembranças e também nas histórias que ouviram contar desde sempre!

Depois de reunidas as informações, fizemos a seguinte linha do tempo!

Início do século XVIII: Fundação do povoado.
Início do século XVIII: Fundação de uma igreja por escravos.
1721: Chegada da imagem de Nossa Senhora dos Prazeres ao povoado.
1740: Criação da irmandade de Lavras Novas. Segundo moradores, ela teria sido criada para cuidar de propriedades e terras.
1934: Início do cultivo de chá preto na região. Moradores do distrito trabalharam no cultivo do chá durante muitos anos.
1986: Criação da Escola Estadual de Lavras Novas, que funcionava pela rede estadual. A escola passou a substituir uma outra, que pertencia à antiga ALCAN.
1995: Transferência da escola de Lavras Novas para seu atual endereço.
1997: Municipalização da escola, que passou a se chamar Escola Municipal de Lavras Novas.
2008: Elevação de Lavras Novas a distrito. Antes, Lavras Novas era subdistrito de Santa Rita. A mudança ocorreu a partir de mobilização da comunidade para garantirem mais recursos para o desenvolvimento local.

Conversei com meus alunos sobre a importância de conferir estes dados a partir de fontes documentais. No entanto, consideramos importante elaborar esta linha do tempo, porque ela se formou a partir da história que os moradores locais conhecem e contam! Mesmo que algum dado careça de revisão, aqui está um pouco da história de Lavras Novas contada por gente dali!...

8 comentários:

  1. Sempre bom saber um pouco mais sobre a história de um lugar tão lindo e aconchegante... onde ja trabalhei por um tempo! Parabéns pelo trabalho!
    Flávia

    ResponderExcluir
  2. É mesmo, Flávia! O que você acha de participar de nosso projeto contando aos alunos sobre sua experiência como restauradora da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres?! Seria formidável!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Elô!!!!!!
    Esse seu projeto é maravilhoso!!!!!
    Sucesso!!!!
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que honra receber um convite como este!! Claro que aceito, seria um prazer participar desse belo projeto e poder dividir com seus alunos um pouquinho da minha experiência naquela igreja tão linda! Depois acertamos os detalhes...
    E muito obrigada pelo convite!!! Beijos

    ResponderExcluir
  5. Monte um diagrama disso e coloque em um quadro! Vai ficar muito bom! :)
    Coloque fatos da época no quadro referenciando cada data. Enfim, um mapa histórico. Não?

    Até!
    Douglas

    ResponderExcluir
  6. Oi Douglas,

    na verdade já fizemos algo parecido! Essa linha do tempo foi apresentada durante as comemorações da Semana da Pátria em Santa Rita de Ouro Preto, distrito vizinho da gente! As informações foram colocadas em balaios de taquara produzidos por artesãos de Lavras Novas e alguns de nossos alunos apresentaram a linha!

    Mas a sua ideia é mesmo boa! Vou propor aos alunos, afinal, não faço nada sem eles!

    Até!

    ResponderExcluir
  7. Que bom que você aceitou o convite, Flávia!
    Vamos pensar numa boa proposta, juntas!
    Beijos!

    ResponderExcluir