sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Registrando!


Como vocês sabem, fizemos uma parceria com o Canal Futura e com a Casa do Professor de Ouro Preto para pesquisar e documentar os cantos de Lavras Novas.

Aproveitando que esteve na escola para doar livros, Solange Palazzi, diretora da Casa do Professor, se encontrou com meus alunos para explicar-lhes melhor do que se trata o novo projeto!

Por conta dos preparativos para a Festa de Nossa Senhora dos Prazeres e do Divino Espírito Santo, que acontece neste final de semana, nosso grupo estava reduzido, mas, mesmo assim, conversamos bastante sobre a importância de se preservar a cultura e o patrimônio local. Entendemos que as tradições locais (como a festa e as fogueiras do mês de junho, por exemplo) são bons motivos para se reunir toda a comunidade, incluindo os que moram fora.

Em seguida, discutimos um pouco mais sobre nossa metodologia de pesquisa! Daniela e Tamiris ficaram encarregadas de registrar, com aparelhos celulares, o momento em que o Hino à Nossa Senhora dos Prazeres fosse cantado nas celebrações religiosas. E fotografarão os momentos da festa que julgarem mais importantes!

Também decidimos que os alunos do 6º ao 9º ano pesquisarão, junto à comunidade, músicas da folia, das lenheiras, de trabalho e das rezas...

Dani, Tamiris, Ricardo e Solange!
O grupo!
Depois disso, seguimos distrito afora para apresentar nosso projeto à comunidade! Na Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Prazeres, encontramos as senhoras responsáveis pela manutenção e limpeza da igreja. Depois, conversamos com Itamar, presidente da folia, que nos ajudará a pesquisar e ensaiar algumas canções!

Para nós, esse novo projeto tem uma importância especial: será uma parceria nossa, dos alunos, com a comunidade! Todos juntos preservando histórias de Lavras Novas!

*****

E falta pouco para a festa! As casinhas do distrito já estão pintadas, a comunidade já comprou as roupas novas, as bandeiras já estão decoradas...

Bandeira do Divino Espírito Santo!

Bandeira de Nossa Senhora dos Prazeres!


4 comentários:

  1. olha só, a folia vai sair sabado de manha de lavras n pra tocar em ouro preto. é uma oportunidade pra fazer um video legal.. vi o que a tamiris fez do coral cantando o hino de nossa senhora dos prazers, emocionante. muito bom isso de registrar os cantos.. queria ter ido no dia da conversa com rosangela! ficapra proxima!
    pensando nos cantos, lembro da capoeira que é uma expressão bastante cantada.será que inclui no patrimonio?? abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a capoeira é uma manifestação cultural muito importante! Podemos trabalhar com ela também!

      Sempre que for possível, nos acompanhe durante as ações, Lívia! Você é super bem vinda!

      Excluir
  2. ah, lembrei tambem que tem la em casa um video da tamiris cantando a musica inteira sem cortes da marujada. é um arquivo interessante!

    ..e a praça fica tão romantica com essas bandeiras.

    muito bom esse movimento pela cultura!
    gratidão a todos que contribuem pra isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana! Quer dizer que vocês também já estão "registrando nosso patrimônio"? rs
      Pergunte à Tamiris se podemos postar este vídeo no blog? Seria bastante pertinente!

      As bandeiras... Lindo, lindo!

      Essa capacidade humana de trabalhar pelo belo, pela fé e pela cultura... Não há nada melhor!...

      Excluir